Em meio ao mercado competitivo, o atendimento se torna essencial na conquista e fidelização do cliente. Com tantos serviços parecidos que entregam resultados semelhantes, atender bem ao cliente é mostrar o real interesse no negócio e operar de forma que traga confiabilidade e qualidade.
Em uma operação logística se dão diversos procedimentos complexos com características que variam de cliente para cliente. Estar à frente com soluções tecnológicas e inovadoras são diferenciais, mas tudo isso precisa estar aliado ao bom atendimento.
Os controles desenvolvidos trazem eficiência deixando o cliente satisfeito, por isso a empresa que mantém sua operação organizada evita contratempos que refletem diretamente no relacionamento.
O foco principal do cliente é receber sua carga dentro do prazo e dos custos, e cumprir a negociação entre as partes é fundamental para fortalecer a parceria.
Além disso, elaborar uma política de atendimento com diretrizes para a equipe ajuda no direcionamento e padrão de qualidade do serviço.
O que é serviço de atendimento ao cliente?
O serviço de atendimento envolve toda comunicação desde a pré-venda até o serviço de pós-venda. Basicamente, esse ciclo completo é fundamental para que, além de concretizar a venda, o cliente mantenha-se fiel.
É buscar estabelecer uma relação de parceria duradoura trazendo ao cliente soluções e todo o suporte necessário.
Os canais de atendimento devem ser diversificados deixando o cliente confortável com a opção que melhor lhe convém.
É através do atendimento que a necessidade do cliente será entendida e resolvida, isso promove a retenção e principalmente um diferencial competitivo.
Como garantir um bom atendimento na logística?
Uma operação logística precisa estar alinhada de acordo com os critérios estabelecidos pelo cliente seguido do tipo de carga, origem e destino.
Nem sempre o cliente sabe o que quer, ou até mesmo entende de uma operação logística. Mas todos necessitam de empresas que entreguem o combinado.
Existem diversos tipos de cargas que necessitam de diferentes procedimentos, e um erro poderá condenar um embarque por completo.
Como no caso de produtos refrigerados ou congelados, que a falta de monitoria constante e adequada pode levar à perda da mercadoria.
Conheça bem o cliente e a operação
O entendimento da operação é uma das principais atividades relacionadas ao atendimento do cliente. É necessário identificar todos os detalhes e particularidades das empresas para que a logística ocorra dentro dos padrões previamente determinados.
O serviço personalizado aumenta o nível de satisfação gerando mais vendas.
Um cliente satisfeito é o melhor marketing que qualquer empresa poderá ter. Pesquisas de satisfação são uma boa prática para melhorias e evitar perdas.
Afinal, nem todos os clientes se manifestam quando não gostam de algo. Muitos simplesmente procuram a concorrência.
Invista na capacitação da sua equipe
Uma equipe capacitada consegue eliminar atividades repetitivas e que não agregam na rotina, tendo como foco produtividade e alto desempenho.
O treinamento deve ser contínuo, mantendo a equipe atualizada e adequada às exigências do mercado.
Além disso, é necessário ter conhecimento suficiente para atuar frente aos clientes, tendo capacidade intelectual e processual para resolver problemas e sugerir soluções.
Como o atendimento influencia no sucesso da operação logística?
O atendimento na operação logística irá identificar a necessidade do cliente e entregar resultados esperados.
Para isso, a empresa precisa contar com uma equipe preparada e com estrutura que consiga atender em tempo hábil todas as demandas.
O cenário logístico é volátil e a comunicação precisa ser rápida, com informações pertinentes a tomadas de decisões e de forma que seja possível evitar qualquer transtorno ao cliente.
Tenha um atendimento especializado com a Línea
A logística é parte estratégica de qualquer empresa, e ter parceiros que entregam com rapidez e qualidade faz toda a diferença na operação.
A Línea Logistics está presente no mercado há uma década com soluções para todos os segmentos e modais.
Com uma equipe altamente capacitada, prezamos pelo atendimento ágil e transparente, buscando sempre o melhor cenário e oportunidade ao nosso cliente.
Oferecemos serviços personalizados de acordo com sua necessidade na importação ou exportação da sua empresa, seguro de cargas e cargas projetos.
Além disso, temos serviços de assessoria como treinamentos customizados de acordo com cada cliente e gestão documental.
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