IMPORTAÇÃO MARÍTIMA
CHINA:
Shenzhen continua em lockdown devido a COVID-19 com muitos agentes trabalhando em home office.
Espaços nos navios estão normalizados, porém alguns portos sofrem com falta de equipamento 40’NOR, os principais são Shenzhen/Ningbo/Qingdao/Shanghai.
Extra Loader em setembro:
M/V: COSCO SAO PAULO
Rotação: Shanghai (etd Sep 24) – Qingdao (etd Sep 27) – Lianyungang – Singapore – Santos – Paranaguá – Navegantes.
De 01/10 a 07/10 a China estará de feriado devido a GOLDEN WEEK, onde o país inteiro comemora a fundação da República Popular da China.
Fonte: Parceiros da origem
No primeiro semestre deste ano, o investimento em geração própria de energia solar em telhados e terrenos brasileiros cresceu 50%. Esse modelo já se tornou a terceira maior fonte na matriz elétrica por aqui. Atualmente, as placas já representam quase 10% de participação no mercado, ficando atrás apenas das hidrelétricas e da energia eólica, que dominam o setor há muitos anos.
Fonte: https://thenewscc.com.br/2022/09/06/mais-paineis-e-menos-chamines-no-topo-das-casas-brasileiras/
ÍNDIA:
Governo impõe restrições à exportação de farinha de trigo. A decisão do Gabinete “permitirá agora colocar uma restrição à exportação de farinha de trigo que irá travar o aumento dos preços da farinha de trigo e garantir a segurança alimentar das camadas mais vulneráveis da sociedade”, disse um comunicado oficial.
AÉREO
A Cathay Pacific Airways Ltd, alertou que a inflação, os problemas na cadeia de suprimentos e as restrições da Covid na China podem levar a uma demanda de carga mais fraca na alta temporada deste ano.
Combustível da aviação fica mais barato a partir de hoje, mas não consegue aliviar custos das aéreas. Para os analistas, as empresas ainda não têm espaço para reduzir o preço das passagens aéreas, mesmo com a redução no preço do querosene de aviação.
O Aeroporto Internacional de Hong Kong HKG teve o reconhecimento por sua proficiência e maior faturamento e maior tonelagem de cargas em 2021, pelo Airports Council International (ACI). O aeroporto HKG foi nomeado como aeroporto de carga mais movimentado do mundo em 2021, superando o Aeroporto Internacional de Memphis MEM do ano anterior, que desta ficou em segundo lugar de acordo com o Airports Council International (ACI).
O mercado de baterias de lítio está crescendo 30% ao ano e o transporte de baterias de lítio por via aérea continua a apresentar um risco de segurança significativo. A IATA – International Air Transport Association – apresenta um projeto de 4 etapas que ajudará de alguma forma a mitigar este perigo, confira.
Fonte: https://airlines.iata.org/analysis/mitigating-the-danger-of-lithium-batteries
EXPORTAÇÃO MARÍTIMA
Compradores de açúcar correm para garantir embarques do Brasil. Expectativa é que mais de 2,9 milhões de toneladas de açúcar saiam dos portos brasileiros, segundo dados da Williams Brazil. Os compradores internacionais de açúcar correm para garantir suprimentos cada vez mais escassos do Brasil, o principal exportador da commodity, depois que o clima atípico prejudicou a safra de cana pelo segundo ano consecutivo e deixou o mercado mundial em déficit.
Fonte:https://exame.com/agro/compradores-de-acucar-correm-para-garantir-embarques-do-brasil/
Preços do café arábica caem em NY com valorização do dólar; açúcar sobe. Os contratos futuros de café arábica na ICE fecharam em baixa nesta quinta-feira, pressionados por um dólar mais forte, embora as preocupações com o clima seco no maior produtor, o Brasil, tenham limitado as perdas. As exportações de café verde do Brasil em agosto foram 20% menores em relação ao ano anterior.
INFORMAÇÕES GERAIS
Novo contrato-tampão no Porto de Itajaí é suspenso pela Justiça. A Vara da Fazenda Pública de Itajaí suspendeu o processo seletivo simplificado aberto pelo Porto de Itajaí para um contrato de arrendamento transitório na área pública do terminal, noa berços 3 e 4.
O Brasil perde cerca de R$ 48 bilhões por ano com a ineficiência dos seus portos. E o pior é que esse valor é quase nove vezes maior do que o orçamento total empenhado pelo Ministério da Infraestrutura até maio de 2022. Esse quadro de falta de investimentos na estrutura portuária foi debatido no evento Summit Portos 2022 – Capacidade e Competitividade, realizado no dia 1 de setembro, em Brasília.
Link do evento: www.summitportos.com
Fonte: https://diariodoporto.com.br/brasil-perde-r-48-bilhoes-com-ineficiencia-dos-portos/
O Brasil teve o sétimo melhor desempenho entre as principais economias do mundo no segundo trimestre de 2022, superando países como os EUA, China e México. O país ficou atrás da Holanda (+2,6%), Turquia (+2,1%), Arábia Saudita (+1,8%), Israel (+1,6%), Colômbia (+1,5%) e Suécia (+1,4%). O Produto Interno Bruto (PIB) teve um crescimento de 1,2% no período, contra a expectativa de 0,9% do mercado financeiro. Com o resultado, voltamos a integrar o top 10 das maiores economias mundiais.
Fonte: https://thenewscc.com.br/2022/09/02/17131/
O SCFI geral que cobre as taxas SPOTs em vários trades fora da China caiu 10% em comparação com a semana passada e, em uma base anual, o índice agora caiu 37%. Os dados de 02/09 também reconfirmam os dados semanais de 01/09 do WCI, mostrando que o ritmo do declínio está acelerando – e isso em um momento em que o peak season em circunstâncias normais deveria ser forte na preparação final para a Golden Week em China daqui a apenas 4 semanas. Enfrentamos uma série de eventos que afetam a força do mercado: implementação de mais capacidade de navios para diminuir congestionamentos, enfraquecimento das perspectivas de vendas na América do Norte e na Europa, onde a inflação e a possível recessão se aproximam, fazendo com que os importadores se preocupem com um excesso de estoque e paralisação contínua da produção em larga escala na China causada tanto pelo Covid quanto por problemas de energia relacionados à baixa água no rio Yangtze.
A China emitiu seu primeiro alerta nacional de seca do ano na semana retrasada, depois que regiões importantes, como Xangai e Sichuan, sofreram semanas de temperaturas extremas. O rio Yangtzé é vital para a China. Ele é o maior rio do país — e terceiro do mundo —, provê recursos para um terço da população chinesa e tem papel crucial para a economia global.
Ao contrário da tendência de normalização seguida pelas taxas de embarque, o congestionamento portuário global está longe de começar a recuar. Assim, na Europa, os portos estão congestionados porque os trabalhadores portuários estão em greve ou de férias, prolongando a fila de navios à espera de um cais, a que se soma uma grande escassez de caminhoneiros. Enquanto isso, nos EUA, o congestionamento está aumentando na Costa Leste (USEC) e a capacidade ferroviária e a escassez de espaço de armazenamento permanecem, fazendo com que os contêineres permaneçam nos portos por muito tempo.