MARÍTIMO
– Construtora naval chinesa entrega segundo mega navio porta-contêineres MSC.
A MSC recebeu o segundo navio de uma série de navios porta-contêineres ultra grandes de 24.116 TEU da China State Shipbuilding Corporation (CSCC).
Fonte: https://container-news.com/chinese-shipbuilder-delivers-second-msc-mega-container-ship/
– Meratus apresenta nova solução de contêiner inteligente.
A empresa de navegação indonésia Meratus apresentou uma nova solução de contêiner, chamada SMARCO-Smart Container, com o objetivo de aumentar a eficiência e segurança no transporte de caixas. A Meratus disse que os sensores avançados de Internet of Things (IoT) da SMARCO, rastreamento por GPS e tecnologia baseada em nuvem permitem que as empresas tenham total visibilidade e controle sobre suas remessas de contêineres, incluindo monitoramento em tempo real de movimento, velocidade, choque, intrusão e temperatura mudanças.
Fonte: https://container-news.com/meratus-introduces-new-smart-container-solution/
– Hapag-Lloyd atualiza serviço Oceania-América do Norte.
A Hapag-Lloyd anunciou uma atualização no serviço Costa Oeste da América do Norte – Nova Zelândia – Austrália (WSN). A transportadora marítima alemã disse que a rotação do serviço quinzenal será aprimorada a partir do final de abril, equilibrando a rotação da viagem de ida e volta de ambos os loops WSN.
Fonte: https://container-news.com/hapag-lloyd-upgrades-oceania-north-america-service/
– IMO desenvolverá plano atualizado para redução de emissões de gases de efeito estufa no transporte marítimo.
Um grupo de trabalho da Organização Marítima Internacional (IMO) avançou no desenvolvimento do projeto de estratégia da IMO para 2023 sobre a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) dos navios. A reunião do Grupo de Trabalho Intersecional sobre Redução de Emissões de GEE de Navios durou quatro dias, de 20 a 24 de março, com mais de 750 participantes inscritos de quase 80 Estados Membros da IMO. Os tópicos de discussão foram propostas relacionadas a possíveis alterações no Sistema de Coleta de Dados de Consumo de Óleo Combustível (DCS) da IMO.
Fonte: https://container-news.com/imo-to-develop-updated-plan-for-shipping-greenhouse-gas-emissions-cut/
– Hapag-Lloyd lançará novo serviço na América Latina.
A Hapag-Lloyd anunciou que iniciará um novo serviço na América Latina, denominado WCSA Feeder 4 (WS4). O novo serviço será lançado em junho e os porta-contêineres implantados navegarão sob a seguinte rotação de portos: Calla (Peru) – Iquique (Chile) – Puerto Angamos (Chile) – Arica (Chile) – Callao (Peru).
Fonte: https://container-news.com/hapag-lloyd-to-launch-new-service-in-latin-america/
AÉREO
– Maersk anuncia dois novos serviços de frete aéreo entre EUA e China.
A Maersk anunciou que oferecerá dois novos serviços de frete aéreo com voos frequentes conectando os Estados Unidos e a China. A transportadora dinamarquesa iniciará operações com dois voos semanais entre o Aeroporto Internacional Greenville-Spartanburg (GSP) e o Aeroporto Internacional Shenyang Taoxian (SHE), bem como dois voos semanais entre o Aeroporto Internacional Rockford de Chicago (RFD) e o Aeroporto Internacional Hangzhou Xiaoshan (HGH).
Fonte: https://container-news.com/maersk-announces-two-new-air-freight-services-between-us-and-china/
– Voa o primeiro Boeing 777-300ER convertido em cargueiro do mundo.
A Israel Aerospace Industries (IAI) concluiu com sucesso o primeiro voo de uma aeronave de passageiros B777-300ER após convertê-la em uma configuração de cargueiro para AerCap.
Fonte: https://www.cavok.com.br/video-voa-o-primeiro-boeing-777-300er-convertido-em-cargueiro-do-mundo
– Lufthansa, Gol e Azul com novidades em suas frotas.
A GOL e o Mercado Livre, líder em tecnologia para e-commerce e serviços financeiros na América Latina, anunciaram a primeira operação do seu terceiro cargueiro. A nova aeronave, um Boeing 737-800BCF, prefixo OS-GFC, já entrou em operação na malha da companhia.
Para mais informações acesse: https://aviacaobrasil.com.br/lufthansa-gol-e-azul-com-novidades-em-suas-frotas/
– BH Airport anuncia novo modelo do Aeroporto Industrial.
O BH Airport, a partir de março, passa a oferecer dois modelos de negócio personalizados, otimizados e flexíveis para impulsionar a operação do Aeroporto Industrial do BH Airport: Estoque Avançado e Entreposto Industrial.
Fonte: https://aviacaobrasil.com.br/bh-airport-anuncia-novo-modelo-do-aeroporto-industrial/
– Primeiro aeroporto da China com foco em carga lança voos internacionais.
O primeiro aeroporto com foco em carga da China lançou sua rota internacional inaugural com um voo com destino à Bélgica. A aeronave totalmente cargueira, carregada com cerca de 100 toneladas de carga, partiu do Aeroporto de Ezhou Huahu, na província de Hubei, em 1º de abril, de acordo com a agência de notícias estatal chinesa Xinhua.
– Carga aérea se estabiliza, mas há riscos pela frente.
Dados recentes sobre taxas de frete aéreo parecem mostrar que o mercado de carga aérea pode ter atingido um novo normal, mas as perspectivas permanecem incertas. Escrevendo em sua coluna mensal para o boletim Baltic Exchange Airfreight, Bruce Chan, diretor e analista sênior de pesquisa que cobre logística global e mobilidade futura no banco de investimentos Stifel, disse que as taxas de frete aéreo melhoraram ligeiramente em março em comparação com fevereiro, de acordo com as normas pré-pandêmicas.
Fonte: https://www.aircargonews.net/business/air-cargo-stabilises-but-there-are-risks-ahead/
INFORMAÇÕES GERAIS
– Uber oferecerá serviço de compartilhamento de bicicletas da Tembici na América Latina.
A Uber Technologies Inc UBER.N anunciou nesta quarta-feira um acordo com a empresa brasileira de compartilhamento de bicicletas Tembici para disponibilizar bicicletas elétricas e comuns em seu aplicativo na América Latina em meio a uma pressão por iniciativas mais ecológicas.
Fonte: https://www.nasdaq.com/articles/uber-to-offer-tembicis-bike-sharing-service-in-latin-america
– Qatar Airways se torna a companhia aérea oficial e parceira global da Fórmula 1.
A Qatar e a Fórmula 1 serão parceiras durante a temporada de 2023, trazendo velocidade e emoção para os fãs de todo o mundo.
– Seca derruba a safra de grãos da Argentina.
O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos prevê a redução da safra de grãos da Argentina. Divulgados na terça-feira 11, os dados mostram cortes expressivos para a produção de milho, soja e trigo. Desse modo, o país deve registrar o prejuízo de bilhões de dólares.
Fonte: https://revistaoeste.com/agronegocio/seca-derruba-a-safra-de-graos-da-argentina/
– Fazenda quer fechar brecha legal em exportações para arrecadar até R$ 30 bilhões por ano.
Secretário do Tesouro afirma que empresas fazem triangulação com paraísos fiscais para recolher menos Imposto de Renda, o que gera perdas bilionárias à União.