You are currently viewing Línea News – 15 de março de 2023

Línea News – 15 de março de 2023

MARÍTIMO

Maersk reintroduz bookings diretos para a Ucrânia.

A Maersk anunciou que agora é capaz de oferecer reservas diretas para a Ucrânia de qualquer lugar do mundo, aliviando um problema comum dos clientes no último ano desde a invasão da Ucrânia pela Rússia.

Fonte: https://container-news.com/maersk-reintroduces-direct-bookings-to-ukraine/

Porto de SC será primeiro na América do Sul a operar guindastes remotamente.

O Porto Itapoá será o primeiro terminal portuário da América do Sul a operar RTGs (guindastes móveis sobre pneus) por controle remoto. A aquisição de 10 máquinas, um investimento de mais de 25 milhões de dólares, vai ampliar a agilidade das operações do terminal. Os primeiros equipamentos chegam em maio, enquanto a segunda leva está programada para novembro deste ano.

Fonte: https://economiasc.com/2023/02/22/porto-de-sc-sera-primeiro-na-america-do-sul-a-operar-guindastes-remotamente/

Portonave terá o porto reforçado e melhorado.

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina liberou a licença ambiental para reforço do berço de atracação dos navios na Portonave, dentro do complexo portuário de Itajaí. O reforço e a instalação dos novos equipamentos permitirão operações de navios com até 400 metros de cumprimento. Atualmente, a Portonave opera navios com até 350 metros.

Fonte: https://ndmais.com.br/infraestrutura/portonave-tera-o-porto-reforcado-e-melhorado/

Em sete anos, TCP dobra movimentação de containers por ferrovia até o porto de Paranaguá.

A TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, registrou mais que o dobro de movimentações de contêineres pela ferrovia em comparação a 7 anos atrás. Em 2022, foram movimentados 189.014 TEUs, contra 92.307 TEUs em 2016.

Fonte: https://datamarnews.com/pt/noticias/em-7-anos-tcp-dobra-movimentacao-de-conteineres-por-ferrovia-ate-o-porto-de-paranagua/

 

AÉREO

Capacidade de carga aérea sobe acima do nível pré-pandêmico, enquanto indústria enfrenta risco de crescimento zero.

A capacidade de carga aérea continua subindo e superou o nível pré-pandêmico pela primeira vez em quatro anos, de acordo com a mais recente análise de mercado da CLIVE Data Services. A capacidade global de carga aérea aumentou pelo décimo primeiro mês consecutivo em fevereiro, alta de 11% em relação ao mesmo período do ano passado. Enquanto isso, os volumes globais de carga aérea caíram 4% ano a ano e as taxas se estabilizaram.

Fonte: https://www.aircargonews.net/business/air-cargo-capacity-rises-above-pre-pandemic-level-with-risk-of-zero-growth/

 

Perspectivas de carga aérea: mercado desafiador à frente.

Tem sido um período interessante para o setor de carga aérea, pois os volumes vêm caindo desde o primeiro semestre do ano passado, enquanto a situação da capacidade continua mudando e as taxas permanecem acima dos níveis pré-Covid, apesar das recentes quedas. A queda nos volumes reflete a alta inflação que está afetando os gastos do consumidor, a guerra em curso no efeito da Ucrânia nos fluxos comerciais, a força do dólar americano e os altos níveis de estoque entre muitos dos principais varejistas. Enquanto isso, a recuperação da indústria oceânica fez com que a participação de mercado adquirida durante a pandemia voltasse para a indústria de transporte de caixas.

Fonte: https://www.aircargonews.net/monthly-exclusive/air-cargo-outlook-challenging-market-ahead/

Cidade chinesa de Xiamen lança primeira rota de carga aérea para o Brasil.

A rota será operada por um cargueiro Boeing B777F, e tem voos programados todas as segundas e sextas-feiras a partir de março. As exportações são principalmente de produtos de comércio eletrônico transfronteiriço, produtos médicos, produtos de alta tecnologia e circuitos integrados, enquanto as importações incluem frutos do mar e frutas.

Fonte: https://www.brasil247.com/geral/cidade-chinesa-de-xiamen-lanca-primeira-rota-de-carga-aerea-para-o-brasil

 

INFORMAÇÕES GERAIS

Safra 2023 alcançará recorde de 298 milhões de toneladas, alta de 13,3%, prevê IBGE.

A safra agrícola de 2023 deve totalizar um recorde de 298 milhões de toneladas, 34,9 milhões de toneladas a mais que o desempenho de 2022, um aumento de 13,3%. Os dados são do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola de fevereiro, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Fonte: https://www-cnnbrasil-com-br.cdn.ampproject.org/c/s/www.cnnbrasil.com.br/business/safra-2023-alcancara-recorde-de-298-milhoes-de-toneladas-alta-de-133-preve-ibge/amp/

STF afasta PIS/Cofins sobre frete para trading companies.

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) formaram placar de 6X5 para confirmar decisão da 1ª Turma que afastou a cobrança de PIS/Cofins sobre receitas da venda de frete para trading companies (empresas intermediárias que promovem a importação ou a exportação de produtos).

Fonte: https://www.jota.info/tributos-e-empresas/tributario/stf-afasta-pis-cofins-sobre-frete-para-trading-companies-23022023

Leave a Reply