You are currently viewing Línea News – 21 de Setembro

Línea News – 21 de Setembro

IMPORTAÇÃO MARÍTIMA

CHINA:

De primeiro a 07 de Outubro terá feriado nacional. BLANK SAILINGS devido ao feriado:
Armadores: COSCO/CMA/EMC/PIL/OOCL

Serviço ESA: SHA Oct.08-NGB Oct.09-Shenzhen Oct.12-HK Oct.14
Serviço ESA2: SHA Oct.09-NGB Oct.10-Shenzhen Oct.13

Fonte: Parceiro na origem

Os alarmes soaram para a economia de US$ 18 trilhões da China quando os dados comerciais da semana passada mostraram um crescimento das exportações bem abaixo das expectativas e desacelerando pela primeira vez em quatro meses. Esses alarmes estão ecoando em fabricas nos centros de manufatura do leste e sul da China, em indústrias de peças de máquinas e têxteis a eletrodomésticos de alta tecnologia, onde as empresas estão diminuindo enquanto os pedidos de exportação reduzem.

Fonte: Gabriel Malheiros / Data Liner

Tufão fecha portos de Qingdao e Dalian, aumentando os problemas dos importadores. Os agentes de cargas alertaram que os exportadores podem enfrentar semanas de atrasos devido a tufões consecutivos que atingiram a China, enquanto os blank sailings estão aumentando antes do feriado da Golden Week.

Fonte: https://www.joc.com/port-news/international-ports/typhoon-closes-qingdao-and-dalian-ports-adding-shipper-woes_20220915.html

REINO UNIDO:

Situação complicada em FELIXTOWE. A situação não vai para um final positivo, pois os Dockers confirmaram que voltará à greve a partir do dia 27 (segunda onda) por pelo menos 8 dias. Negociação ainda na mesa, para um aumento de salários de acordo com o aumento da inflação (cerca de 10-11% no Reino Unido). Muitos navios já estão cancelando suas escalas por lá, impactando naturalmente o mercado global de frete e os portos do Reino Unido.

FRANÇA:

Ainda estamos enfrentando congestionamento em LE HAVRE no terminal TNMSC e TDF (Terminal de France). Todas as transportadoras estão implementando taxas de congestionamento para todos os próximos contêineres (Imp/Exp) operando nesses terminais. Estamos enfrentando também uma redução global da quantidade de motoristas na França (entre 20% – 30%). Portanto, a capacidade de transporte por caminhão é menor e pode fornecer problemas de soluções/opções de caminhão.

PAÍSES BAIXOS E ALEMANHA:

Congestionamento significativo e tempos de espera em ROTTERDAM & HAMBURGO desde várias semanas. A demanda está diminuindo levemente, mas nada realmente mudou. O congestionamento está mais estabilizado, mas ainda podemos enfrentar alguns cancelamentos de saídas de navios. Ficamos muito atentos aos sindicatos de estivadores locais com o aumento da inflação atual. Ambos os países enfrentarão questões sociais, com certeza.

Fonte: Parceiros na origem

 

AÉREO

LATAM retoma voos para a Oceania – A partir do dia 31 Out, o trajeto entre Santiago e Sydney ganhará quatro voos semanais da Cia Australiana QANTAS, aumentando assim as possibilidades de conexão entre os continentes.

Fonte: https://ontimeaviation.net/noticias-mundo/latam-tera-voos-diarios-para-australia-e-nova-zelandia/

Cadeia de suprimentos, novas habilidades para a indústria do futuro – À medida que o setor de logística continua a se recuperar do impacto da pandemia, novas oportunidades de emprego estão sendo criadas no setor. A pandemia de Covid-19 destacou o importante papel do transporte aéreo em garantir a disponibilidade consistente de mercadorias para os consumidores.

Fonte: https://www.aircargonews.net/monthly-exclusive/supply-chain-spotlight-new-skills-for-the-future-industry/

Impacto do tráfego aéreo de passageiros na capacidade de carga aérea – A pandemia trouxe desafios e interrupções sem precedentes para as cadeias de suprimentos, os efeitos não desaparecerão tão cedo e os participantes da indústria de carga aérea deverão ser cada vez mais criativos em suas estratégias logísticas.

Fonte: https://www.aircargonews.net/freight-forwarder/how-air-passenger-traffic-impacts-cargo-capacity/

Air Canada se torna a primeira companhia aérea a receber a recertificação IATA para o transporte seguro de animais vivos.

Fonte: https://www.aircargoweek.com/air-canada-becomes-first-airline-to-receive-iata-recertification-for-the-safe-transportation-of-live-animals/

A Etihad Cargo, braço de carga e logística do Etihad Aviation Group, está expandindo as operações na China com a introdução de uma capacidade adicional de 30 toneladas por meio de dois novos voos semanais diretos de passageiros para Guangzhou a partir de 10 de outubro, sujeito a aprovações regulatórias.

Fonte: https://www.aircargoweek.com/etihad-cargo-expands-operations-in-china-2/

 

EXPORTAÇÃO MARÍTIMA

Carne de aves, carne suína, motores elétricos, soja, partes de motor, madeira e papel kraft estão entre os produtos mais vendidos ao exterior no período, mostra análise do Observatório FIESC.

Fonte: https://fiesc.com.br/pt-br/imprensa/exportacao-de-sc-cresce-265-de-janeiro-agosto

Levantamentos da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) mostram que as exportações de carne de frango (considerando todos os produtos, entre in natura e processados) totalizaram em agosto 437,8 mil toneladas, volume que supera em 15,3% o total exportado no mesmo mês de 2021, com 379,8 mil toneladas.

Fonte: https://www.linkedin.com/posts/c%C3%A2mara-de-com%C3%A9rcio-e-industrial-mercosul-e-am%C3%A9ricas_exporta%C3%A7%C3%A3o-de-carne-de-frango-do-brasil-em-activity-6973648556297465856-nnB6/?utm_source=share&utm_medium=member_ios

 

INFORMAÇÕES GERAIS

Petróleo vai abaixo de US$ 90 pela primeira vez desde janeiro, com temor por demanda. Dados mais fracos da China e temores com economia europeia, em meio à crise enérgica, pressionam preço da commodity.

Fonte: https://www.infomoney.com.br/mercados/petroleo-vai-abaixo-de-us-90-pela-primeira-vez-desde-janeiro-com-temor-por-demanda/

– A Organização Marítima Internacional, o órgão de navegação das Nações Unidas, twittou que desde o início do limite global de enxofre em 1º de janeiro de 2020, houve uma queda estimada de 77% nas emissões de óxido de enxofre dos navios.

Fonte: https://splash247.com/sulphur-cap-has-resulted-in-a-77-drop-in-sox-emissions-from-ships-imo/

A Índia, responsável por suprir cerca de 40% do mercado global de arroz, anunciou a imposição de uma taxa de 20% sobre as exportações do cereal. Segundo o Ministério das Finanças do país, a decisão está relacionada à invasão russa na Ucrânia, que elevou o preço das commodities como um todo.

Fonte: https://www.linkedin.com/posts/comexland_comexland-comercioexterior-comex-activity-6975045538618445824-Nycz/?utm_source=share&utm_medium=member_desktop

Leave a Reply