IMPORTAÇÃO MARÍTIMA
EUROPA
No período de 24/12 até 08/01/23 é comum que muitas empresas façam férias coletivas. Caso tenham embarques da Europa o ideal é programar o quanto antes para evitar atrasos.
Fonte: Parceiros na origem
ARGENTINA / ITÁLIA
Nos dias 08 e 09/12 são feriados nacionais nos países, então muitas fábricas estarão fechadas.
Fonte: Parceiros na origem
CHINA
Ainda com o mercado em queda, alguns armadores estão anunciando blank sailings (omissões de navios) para equilibrar a oferta e demanda de embarques. A ideia é aplicação de GRI (aumento de frete) a partir de 15/12.
Blank sailings programados até o momento:
SERVIÇO: SEAS 1 – Blank sailing semana 49 (de 5 a 11/12) – Armadores: Evergreen/COSCO/CMA CGM/YANG MING.
Em contrapartida o armador Hyundai anunciou que manterá em serviço 5 navios durante o mês de dezembro com capacidade de 1200 teus cada.
E o armador ZIM terá um extra loader (navio extra no serviço) conforme dados abaixo:
Navio: Cosco Shipping Sincere – ETD: Da Chan Bay 10 a 11 de dezembro.
Fonte: Parceiros na origem
AÉREO
Atlas Air recebe o primeiro Boeing 777F, que será empregado em nome da marítima MSC
A Atlas Air anunciou em 28 de novembro, que recebeu o primeiro Boeing 777-200F que será operado em nome de seu cliente MSC Mediterranean Shipping Company. O acordo entre a empresa aérea e a marítima faz parte de um contrato ACMI de longo prazo anunciado anteriormente, que contempla aeronaves, tripulação, manutenção e seguro. O cargueiro complementará as soluções de transporte de contêineres da MSC e expandirá o serviço para as principais rotas comerciais para vários setores, incluindo aqueles que tradicionalmente têm necessidades significativas de transporte aéreo de carga. Esta aeronave é a primeira de quatro novos cargueiros Boeing 777 que a Atlas operará para a MSC.
Aprovada a proposta de aquisição da Atlas Air por importante grupo de investidores
A Atlas Air Worldwide, grande fornecedora global de aeronaves terceirizadas e serviços operacionais de aviação, anunciou na quarta-feira, 30 de novembro, que seus acionistas votaram pela aprovação da aquisição da empresa por um importante grupo de investidores. O grupo é liderado por fundos administrados por afiliadas da Apollo Global Management, juntamente com afiliadas de investimento da JF Lehman & Company e Hill City Capital.
Cathay Pacific está negociando cargueiros
A Cathay Pacific está em negociações para adquirir mais cargueiros para expandir sua capacidade de carga aérea. O principal cliente e diretor comercial Ronald Lam disse que a companhia aérea está em discussão ativa com OEMs (fabricantes de equipamentos originais). Os planos dizem respeito a aquisições pós-2025, mas Lam não disse quantas aeronaves estão sendo discutidas.
Fonte:https://www.aircargonews.net/airlines/cathay-pacific-hungry-for-freighters/
Aviões da Gol voltam a pousar no “longínquo” aeroporto de Ezeiza após quase três anos
No sábado, 3 de dezembro, a Gol Linhas Aéreas retomou uma série de voos ligando cinco capitais do Nordeste a Buenos Aires, como o AEROIN informou anteriormente. Os voos diretos se justificam porque os destinos de praia no Brasil, sejam eles no Sul (Florianópolis), Sudeste (Rio de Janeiro) e Nordeste são alguns dos mais procurados pelos argentinos no verão. Junto com essa novidade, as operações também marcam a volta da Gol ao aeroporto de Ezeiza, em Buenos Aires, onde aterrissarão os voos provenientes de João Pessoa, Maceió e Natal, além de Florianópolis.
EXPORTAÇÃO MARÍTIMA
Nova lei da União Europeia deixa exportações brasileiras mais caras
Segundo a nova regra, as empresas exportadoras terão que demonstrar que a soja, a carne bovina, a madeira, o café e outras commodities que vendem ao mercado europeu não têm nenhuma ligação com o desmatamento em qualquer lugar do mundo.
Catar registra recorde histórico nas importações de produtos do agro brasileiro em 2022
O Catar registrou recorde histórico nas importações de produtos agropecuários brasileiros, sendo as carnes os principais destaques. Ovos, produtos de confeitaria, produtos florestais e café também possuem uma importante participação nos embarques. Entre os meses de janeiro e setembro deste ano, o país do Oriente Médio importou US$223,5 milhões em produtos do agro brasileiro.
Brasil faz sua primeira exportação de milho para a China
A China vem buscando novas formas de diminuir a sua dependência em relação aos Estados Unidos. Por isso, após diversas negociações, o Brasil e a China chegaram a um acordo em maio deste ano para promover as exportações de grãos brasileiros ao gigante asiático. No mês passado, a China aprovou mais de 130 instalações brasileiras para a exportação de milho e na última semana, finalmente, o primeiro navio com carregamento de milho para a China saiu do Porto de Santos com 68 mil toneladas do grão.
INFORMAÇÕES GERAIS
INFORMAÇÕES GERAIS
PORTO DO PECÉM (CE) conquista 1º lugar em premiação do Ministério da Infraestrutura
Um dos portos que mais crescem no Brasil e referência nacional em práticas ambientais, o terminal portuário do Pecém, que faz parte do Complexo do Pecém (CIPP S/A), conquistou o primeiro lugar no Prêmio Via Viva 2022, que é concedido anualmente pelo Ministério da Infraestrutura aos concessionários (ferrovias, rodovias, aeroportos e portos) mais bem avaliados no Índice de Desempenho Ambiental (IDA) da ANTAQ.
Novas regras são definidas para agendamento de caminhões com contêineres no Porto de Santos, SP
A Santos Port Authority (SPA) publicou, na terça-feira (22), a portaria 124.2022 que vai flexibilizar os agendamentos de caminhões com contêineres por via rodoviária no Porto de Santos, no litoral de São Paulo. De acordo com o documento, os cancelamentos deverão ser feitos no máximo em até duas horas antes do horário marcado. O prazo permite que o terminal tenha a opção de disponibilizar o horário vago para outros transportadores. Outra mudança é que dados referentes ao veículo e ao motorista poderão ser alterados, sem prejuízo do recebimento da carga pelo terminal. Outra alteração importante que consta da Portaria é a permissão para que o caminhão seja substituído, caso tenha alguma pane ou outro problema, sem perda do agendamento.
China enfrenta a maior onda de protestos dos últimos tempos
Os protestos contra as restrições pela COVID na China se intensificaram na última semana. Além de pedirem o fim dos bloqueios, milhares de manifestantes exigiram a renúncia do presidente Xi Jinping. Com cenas registradas em cidades como Pequim, Xangai e Wuhan, a onda de atos pode ser a maior já vista desde que o líder assumiu o poder no país. Pela repressão do Partido Comunista, essas cenas de enfrentamento são excepcionais e raras na China. Porém, três anos após a pandemia, o uso contínuo de bloqueios, testes de COVID e quarentenas levou a população ao limite.
Fonte:https://thenewscc.com.br/2022/11/28/china-enfrenta-a-maior-onda-de-protestos-dos-ultimos-tempos/
Indústria marítima lida com excesso de contêineres
A pandemia de Covid-19 foi responsável por desencadear a maior crise da história na logística internacional, com um enorme desequilíbrio entre a oferta e a demanda por contêineres, levando o frete marítimo a atingir valores recordes, muitos atrasos e filas de navios e contêineres pelos principais portos do mundo. Porém, no atual momento, notou-se um movimento contrário: há muitos contêineres disponíveis no mercado. Segundo a CNBC, os depósitos de contêineres descarregados estão cada vez mais cheios devido à queda na demanda global, o que já está refletindo na diminuição do valor do frete internacional.