You are currently viewing Nova fase do programa de controle de importação para carga aérea da União Europeia (ICS2) entrará em vigor em 2023

Nova fase do programa de controle de importação para carga aérea da União Europeia (ICS2) entrará em vigor em 2023

O quê?

O novo Sistema de Controle de Importações da União Europeia (ICS2), sigla em inglês, é uma iniciativa robusta da União Europeia para reforçar a supervisão aduaneira sobre as mercadorias importadas, antes de sua entrada, seja por via aérea, marítima, terrestre ou fluvial.

O novo sistema foi criado para coletar dados sobre as mercadorias que entram na UE antes de sua chegada. O sistema está sendo implementado em três fases. A fase 1 foi realizada em 2021 e implementou o sistema  sobre  o  processo de pré-carregamento para remessas postais e expressas por via aérea. A fase 2 é o próximo passo e entrará em operação em 2023. A terceira fase será implementada somente em 2024, exigindo que os operadores que transportam mercadorias por via marítima, hidrovia, estrada e ferrovia cumpram as novas regulamentações.

 

ICS2 para carga aérea- Fase 2

O  Sistema de Controle de Importações 2 é a segunda fase do programa da União Europeia de segurança e proteção aduaneira e visa facilitar o livre fluxo de comércio por meio de processos aprimorados de segurança alfandegária. O ICS2 diz respeito a todas as mercadorias transportadas por via aérea.

Os Operadores Econômicos (OEs) terão de declarar os dados de segurança e proteção ao ICS2 por meio de uma Declaração Sumária de Entrada (DSE). O sistema  ICS2 estará disponível a partir de 1 de março de 2023.

 

Quais empresas de transporte serão impactadas na ICS2 fase 2?

Transportadoras aéreas, operadores postais dentro e fora da UE, empresas de transporte expresso e operadores de trânsito que transportam mercadorias para ou passando pela União Europeia (incluindo Noruega e Suíça).

A União Europeia elaborou uma cartilha para que os operadores diretamente afetados pela segunda fase saibam como preparar seus sistemas de TI a tempo Clique aqui para informações.

Para os novos requisitos de comunicação de dados na fase 2 para transportadores estabelecidos dentro ou fora da União Europeia, Clique aqui.

 

Análise de Comércio

As exportações brasileiras para a União Europeia se concentram, principalmente, na via marítima (93%, em 2021). Pela via aérea e postal, as exportações brasileiras alcançaram US$ 1,45 bilhão em 2021, para o bloco ou 6,65% do total exportado para a região. Nessa modalidade, nota-se que, nos último 5 anos (2017-2021) houve decréscimo de 9% a.a. nas exportações brasileiras para o bloco, resultado de efeitos da pandemia, aumento de transporte aéreo, entre outros. Contudo, a  modalidade aérea é importante para exportação de certos produtos que dependem de rapidez e segurança na entrega.

Alguns dos produtos exportados via aérea para o bloco, em 2021, foram: ouro não monetário (US$ 479 milhões), máquinas e equipamentos para geração de energia  (US$  187 milhões), produtos farmacêuticos e medicinais (US$ 153, 3 milhões), frutas e vegetais (US$ 76,4  milhões), aparelhos e artigos ortopédicos (47,8 milhões) e calçados (US$22,6 milhões).

As empresas do setor devem estar atentas e em contato com transportadoras aéreas e operadores postais para eventuais adaptações decorrentes da entrada em vigor da nova fase do ICS2.

 

Pontos de atenção:

Teste de Conformidade

A Comissão Europeia disponibilizará um ambiente de teste de conformidade  a partir de julho de 2022 até fevereiro de 2023, para verificar a capacidade de acessar e trocar mensagens com autoridades aduaneiras por meio da interface de comerciante do ICS2.  O teste de conformidade é obrigatório para todos os operadores econômicos.

Prazo para entrada em vigor: 1° de março de 2023

 

Fonte: ApexBrasil

Leave a Reply