Você está visualizando atualmente Línea News – 05 de Outubro

Línea News – 05 de Outubro

IMPORTAÇÃO MARÍTIMA

 

Brasil enfrenta desafios no gargalo logístico para entrada dos fertilizantes importados no País:

O Porto de Paranaguá, que responde por 25% de todo fertilizante que chega ao país e é atualmente o maior ponto de entrada, está com desafios, não pela falta do produto, mas sim para armazenar todo o volume recebido. Produto base para a expansão da produção no agronegócio brasileiro, a alta demanda embarra na capacidade de escoamento interno nacional, o que já suscita movimentos por ampliações de terminais e braços logísticos ao redor do porto Paranaense. Expectativa do setor é aumentar em até 45% a capacidade de armazéns dedicados a manipulação do produto.

Fonte: https://www.aviculturaindustrial.com.br/imprensa/mercado-de-fertilizantes-exige-aumento-da-capacidade-de-armazenagem-em-paranagua/20220927-152328-h701

Corrida para implantação de energia solar em sua fase final:

Restam apenas 03 meses para encerrar o prazo final de cadastro junto aos órgãos reguladores para obtenção de descontos tributários. Logo, a correria para compra dos últimos lotes de material, proveniente quase que em totalidade da China se intensifica. Com a alta demanda de instalação de placas solares, o consumidor que tiver instalado o sistema em sua residência pode revender a energia para a ANEEL, e estará isento de encargos por 23 anos. Com isso o aumento no número de pedidos observado se justifica, e as empresas importadoras focam neste último trimestre para pico de vendas, impulsionando a obtenção pelo consumidor final.

Fonte: https://www.infomoney.com.br/minhas-financas/consumidores-correm-para-garantir-isencao-de-placa-solar-no-brasil-veja-o-que-fazer/

 

EXPORTAÇÃO MARÍTIMA

 

Governo chinês concede autorização para importação de amendoim brasileiro:

47 produtores brasileiros foram certificados pelo Governo chinês para exportar seu produto para o mercado da China. O país é o maior consumidor de amendoim do mundo e representa um importante marco para o comércio exterior brasileiro, que atua neste setor alimentício. Com a atual homologação, o grão brasileiro chega a 43 mercados abertos para receber nosso produto, que ainda tem a região Europeia como principal consumidor.

Fonte: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/noticias-2022/china-abre-mercado-para-amendoim-do-brasil

Mercado exportador de carne de frango cresce 12,4% em relação a 2021 no mesmo período:

A boa fase reflete a tendencia mundial de consumos de proteínas mais baratas, e o Brasil se beneficia desta corrente. De acordo com informações da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Governo Federal, divulgadas nesta segunda-feira (3), as exportações de carne de aves e suas miudezas comestíveis, frescas, refrigeradas ou congeladas até o final de setembro (21 dias úteis) superou em 12,4% a receita obtida em setembro do ano passado.

Fonte: https://www.noticiasagricolas.com.br/noticias/granjeiros/329209-receita-com-as-exportacoes-de-carne-de-frango-em-setembro-22-sao-12-4-maiores-que-em-setembro-21.html#.YztjXnbMLrc

 

AÉREO

 

LATAM cargo torna-se a primeira Companhia Aérea no mundo a receber aprovação da certificação para transporte de baterias de Lítio:

Após um extenso período de testes, a LATAM Cargo, por meio de sua matriz no Chile, é a primeira companhia aérea do mundo a receber a nova certificação da IATA para transporte de bateria de lítio. As remessas de baterias de lítio – isoladas ou em produtos acabados – devem atender aos padrões globais de segurança bem estabelecidos para fabricação, teste, embalagem, marca, rotulagem e documentação.

Fonte: https://aeroin-net.cdn.ampproject.org/c/s/aeroin.net/latam-torna-se-a-primeira-aerea-do-mundo-certificada-para-transporte-de-baterias-de-litio/?fbclid=IwAR1v8FRnTeuikl8YePV0z31n_g7tLZX-bMgvdEVa3Os1qrPhsOdbLcOHdpk&amp

Aeroporto de Chicago O´Hare torna-se o mais conectado do mundo, desbancando Heathrow, na capital inglesa, que agora cai para a posição 22, porém líder no velho continente.

Ainda no pódio, mais 2 aeroportos Norte-Americanos seguem na lista com Dallas e Atlanta. As mudanças realizadas na malha aeroviária durante a pandemia são as principais razoes das mudanças observadas.

O aeroporto da Cidade do México é agora o 7º mais conectado, e no topo dos aeroportos não americanos. Guarulhos figura na lista como o 33´ com maior número de rotas.

Na ÁSIA a situação também mudou, Tóquio sendo o número 14 do mundo, e com o terminal de Nova Deli ocupando a maior malha naquela região, sendo o 6´no mundo.

 

Fonte: https://aeroin.net/mexico-colombia-e-brasil-entre-os-50-aeroportos-mais-conectados-do-mundo/

 

INFORMAÇÕES GERAIS

 

Porto de Itajaí e nova concessão ainda indefinidos:

A ABTP (Associação Brasileira de Terminais Portuários) e as associações comerciais locais de Itajaí estão em forte disputa de forças para definição sobre o novo operador do Porto de Itajaí.

Disputas pelos interesses em ambos os lados eleva a discussão e torna o processo ainda mais moroso, e mostra que está longe de acabar. A ABTP pede que sejam impostas mais restrições aos possíveis operadores da nova gestão, sendo a maior preocupação na concentração de Poder que um monopólio de movimentações poderia causar.

Fonte: https://www.agenciainfra.com/blog/associacoes-em-guerra-sobre-restricao-a-competicao-para-a-concessao-do-porto-de-itajai/

Feriado chinês do Golden Week entre 01 e 07 de outubro:

Os chineses estão comemorando desde o último sábado dia 01, o Feriado do Golden Week, que celebra a Proclamação da República Popular da China, desde 1949.

O país celebra este evento com os tradicionais desfiles de forças militares com Tanques e Tropas passando pelas principais cidades chinesas. Operadores portuários e aeroportuários participam do feriado oque balança a semana e afeta a logística internacional em todo mundo.

Fonte: https://china2brazil.com.br/chineses-comemoram-dia-nacional-da-china/

Polícia Federal faz apreensão de drogas no complexo portuário de Navegantes:

Prestes a ser embarcado para a Itália, um container carregado com compensados de Madeira foi identificado pelos scanners da PF e registraram apreensão de quase 1,5 toneladas de cocaína. Tal equipamento presente no terminal portuário é de vital importância e atesta o nível de cuidado e tecnologia para combate de embarques de substâncias ilícitas pelos portos Brasileiros.

Fonte: https://www.nsctotal.com.br/noticias/meia-tonelada-de-cocaina-e-interceptada-no-porto-de-navegantes-a-caminho-da-italia

Deixe um comentário