Você está visualizando atualmente Línea News – 07 de Dezembro

Línea News – 07 de Dezembro

IMPORTAÇÃO MARÍTIMA

EUROPA

No período de 24/12 até 08/01/23 é comum que muitas empresas façam férias coletivas. Caso tenham embarques da Europa o ideal é programar o quanto antes para evitar atrasos.

Fonte: Parceiros na origem

ARGENTINA / ITÁLIA

Nos dias 08 e 09/12 são feriados nacionais nos países, então muitas fábricas estarão fechadas.

Fonte: Parceiros na origem

CHINA

Ainda com o mercado em queda, alguns armadores estão anunciando blank sailings (omissões de navios) para equilibrar a oferta e demanda de embarques. A ideia é aplicação de GRI (aumento de frete) a partir de 15/12.

Blank sailings programados até o momento:

SERVIÇO: SEAS 1 – Blank sailing semana 49 (de 5 a 11/12) – Armadores: Evergreen/COSCO/CMA CGM/YANG MING.

Em contrapartida o armador Hyundai anunciou que manterá em serviço 5 navios durante o mês de dezembro com capacidade de 1200 teus cada.

E o armador ZIM terá um extra loader (navio extra no serviço) conforme dados abaixo:

Navio: Cosco Shipping Sincere – ETD: Da Chan Bay 10 a 11 de dezembro.

Fonte: Parceiros na origem

 

AÉREO

Atlas Air recebe o primeiro Boeing 777F, que será empregado em nome da marítima MSC

A Atlas Air anunciou em 28 de novembro, que recebeu o primeiro Boeing 777-200F que será operado em nome de seu cliente MSC Mediterranean Shipping Company. O acordo entre a empresa aérea e a marítima faz parte de um contrato ACMI de longo prazo anunciado anteriormente, que contempla aeronaves, tripulação, manutenção e seguro. O cargueiro complementará as soluções de transporte de contêineres da MSC e expandirá o serviço para as principais rotas comerciais para vários setores, incluindo aqueles que tradicionalmente têm necessidades significativas de transporte aéreo de carga. Esta aeronave é a primeira de quatro novos cargueiros Boeing 777 que a Atlas operará para a MSC.

Fonte:https://aeroin.net/atlas-air-recebe-o-primeiro-boeing-777f-que-sera-empregado-em-nome-da-maritima-msc/

Aprovada a proposta de aquisição da Atlas Air por importante grupo de investidores

A Atlas Air Worldwide, grande fornecedora global de aeronaves terceirizadas e serviços operacionais de aviação, anunciou na quarta-feira, 30 de novembro, que seus acionistas votaram pela aprovação da aquisição da empresa por um importante grupo de investidores. O grupo é liderado por fundos administrados por afiliadas da Apollo Global Management, juntamente com afiliadas de investimento da JF Lehman & Company e Hill City Capital.

Fonte:https://aeroin.net/aprovada-a-proposta-de-aquisicao-da-atlas-air-por-importante-grupo-de-investidores/?amp

Cathay Pacific está negociando cargueiros

A Cathay Pacific está em negociações para adquirir mais cargueiros para expandir sua capacidade de carga aérea. O principal cliente e diretor comercial Ronald Lam disse que a companhia aérea está em discussão ativa com OEMs (fabricantes de equipamentos originais). Os planos dizem respeito a aquisições pós-2025, mas Lam não disse quantas aeronaves estão sendo discutidas.

Fonte:https://www.aircargonews.net/airlines/cathay-pacific-hungry-for-freighters/

Aviões da Gol voltam a pousar no “longínquo” aeroporto de Ezeiza após quase três anos

No sábado, 3 de dezembro, a Gol Linhas Aéreas retomou uma série de voos ligando cinco capitais do Nordeste a Buenos Aires, como o AEROIN informou anteriormente. Os voos diretos se justificam porque os destinos de praia no Brasil, sejam eles no Sul (Florianópolis), Sudeste (Rio de Janeiro) e Nordeste são alguns dos mais procurados pelos argentinos no verão. Junto com essa novidade, as operações também marcam a volta da Gol ao aeroporto de Ezeiza, em Buenos Aires, onde aterrissarão os voos provenientes de João Pessoa, Maceió e Natal, além de Florianópolis.

Fonte:https://aeroin.net/avioes-da-gol-voltam-a-pousar-no-longinquo-aeroporto-de-ezeiza-apos-quase-tres-anos/

 

EXPORTAÇÃO MARÍTIMA

Nova lei da União Europeia deixa exportações brasileiras mais caras

Segundo a nova regra, as empresas exportadoras terão que demonstrar que a soja, a carne bovina, a madeira, o café e outras commodities que vendem ao mercado europeu não têm nenhuma ligação com o desmatamento em qualquer lugar do mundo.

Fonte:https://www.cnnbrasil.com.br/business/nova-lei-da-uniao-europeia-deixa-exportacoes-brasileiras-mais-caras/

Catar registra recorde histórico nas importações de produtos do agro brasileiro em 2022

O Catar registrou recorde histórico nas importações de produtos agropecuários brasileiros, sendo as carnes os principais destaques. Ovos, produtos de confeitaria, produtos florestais e café também possuem uma importante participação nos embarques. Entre os meses de janeiro e setembro deste ano, o país do Oriente Médio importou US$223,5 milhões em produtos do agro brasileiro.

Fonte:https://www.linkedin.com/posts/comexland_comexland-comercioexterior-comex-activity-7001499901016608768-qFw1/?utm_source=share&utm_medium=member_ios

Brasil faz sua primeira exportação de milho para a China

A China vem buscando novas formas de diminuir a sua dependência em relação aos Estados Unidos. Por isso, após diversas negociações, o Brasil e a China chegaram a um acordo em maio deste ano para promover as exportações de grãos brasileiros ao gigante asiático. No mês passado, a China aprovou mais de 130 instalações brasileiras para a exportação de milho e na última semana, finalmente, o primeiro navio com carregamento de milho para a China saiu do Porto de Santos com 68 mil toneladas do grão.

Fonte:https://www.linkedin.com/posts/comexland_comexland-comercioexterior-comex-activity-7003115593956495360-JCpd/?utm_source=share&utm_medium=member_ios

 

INFORMAÇÕES GERAIS

INFORMAÇÕES GERAIS

PORTO DO PECÉM (CE) conquista 1º lugar em premiação do Ministério da Infraestrutura

Um dos portos que mais crescem no Brasil e referência nacional em práticas ambientais, o terminal portuário do Pecém, que faz parte do Complexo do Pecém (CIPP S/A), conquistou o primeiro lugar no Prêmio Via Viva 2022, que é concedido anualmente pelo Ministério da Infraestrutura aos concessionários (ferrovias, rodovias, aeroportos e portos) mais bem avaliados no Índice de Desempenho Ambiental (IDA) da ANTAQ.

Fonte:https://www.ceara.gov.br/2022/11/23/porto-do-pecem-conquista-1o-lugar-em-premiacao-do-ministerio-da-infraestrutura/

 Novas regras são definidas para agendamento de caminhões com contêineres no Porto de Santos, SP

A Santos Port Authority (SPA) publicou, na terça-feira (22), a portaria 124.2022 que vai flexibilizar os agendamentos de caminhões com contêineres por via rodoviária no Porto de Santos, no litoral de São Paulo. De acordo com o documento, os cancelamentos deverão ser feitos no máximo em até duas horas antes do horário marcado. O prazo permite que o terminal tenha a opção de disponibilizar o horário vago para outros transportadores. Outra mudança é que dados referentes ao veículo e ao motorista poderão ser alterados, sem prejuízo do recebimento da carga pelo terminal. Outra alteração importante que consta da Portaria é a permissão para que o caminhão seja substituído, caso tenha alguma pane ou outro problema, sem perda do agendamento.

Fonte:https://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2022/11/23/novas-regras-sao-definidas-para-agendamento-de-caminhoes-com-conteineres-no-porto-de-santos-sp.ghtml

China enfrenta a maior onda de protestos dos últimos tempos

Os protestos contra as restrições pela COVID na China se intensificaram na última semana. Além de pedirem o fim dos bloqueios, milhares de manifestantes exigiram a renúncia do presidente Xi Jinping. Com cenas registradas em cidades como Pequim, Xangai e Wuhan, a onda de atos pode ser a maior já vista desde que o líder assumiu o poder no país. Pela repressão do Partido Comunista, essas cenas de enfrentamento são excepcionais e raras na China. Porém, três anos após a pandemia, o uso contínuo de bloqueios, testes de COVID e quarentenas levou a população ao limite.

Fonte:https://thenewscc.com.br/2022/11/28/china-enfrenta-a-maior-onda-de-protestos-dos-ultimos-tempos/

Indústria marítima lida com excesso de contêineres

A pandemia de Covid-19 foi responsável por desencadear a maior crise da história na logística internacional, com um enorme desequilíbrio entre a oferta e a demanda por contêineres, levando o frete marítimo a atingir valores recordes, muitos atrasos e filas de navios e contêineres pelos principais portos do mundo. Porém, no atual momento, notou-se um movimento contrário: há muitos contêineres disponíveis no mercado. Segundo a CNBC, os depósitos de contêineres descarregados estão cada vez mais cheios devido à queda na demanda global, o que já está refletindo na diminuição do valor do frete internacional.

Fonte:https://www.linkedin.com/posts/comexland_comexland-comercioexterior-comex-activity-7003674218663960576-Z_Cn/?utm_source=share&utm_medium=member_ios

Deixe um comentário