Você está visualizando atualmente Línea News – 10 de Agosto

Línea News – 10 de Agosto

IMPORTAÇÃO MARÍTIMA

ÁSIA

Os armadores apostaram em extra-loaders para o mês de Agosto a fim de melhorar a situação de congestionamento nos principais portos. A situação deve ficar controlada pelo menos até o final do mês. No entanto, Shenzhen e Qingdao estão sofrendo com falta de equipamentos. A cidade de YIWU (próxima de Ningbo) está em lockdown devido a COVID/19.

EUROPA

Espanha: Situação de espaço está controlada, porém os valores de transporte interno continuam sofrendo aumento devido a alteração do fuel.

Itália: Agora na metade de Agosto muitas empresas irão fechar por 2 semanas devido as férias de verão.

França: Porto de Le Havre está sofrendo com congestionamento, uma solução está sendo embarcar por Fos Sur Mer, porém para evitar atrasos deve-se solicitar Booking com pelo menos 2 semanas de antecedência.

AMÉRICAS

Estados Unidos e Canadá continuam com dificuldades em relação a transportadoras. Agendar coletar / entregas tem sido um desafio nos últimos meses e os custos estão elevados.

Fontes: Informações dos nossos parceiros nas origens

Baixos níveis de água significam que o rhine river está a dias de ser fechado para carga. As empresas ao longo do rio dizem que a seca significa que estão prestes a interromper a produção.

Fonte: https://www.theguardian.com/world/2022/aug/05/rhine-low-water-levels-shut-cargo

Navio é proibido de atracar no Porto de Santos por suspeita de varíola dos macacos em tripulação. O navio cargueiro MV Captain John P de bandeira do Chipre foi impedido, nesta sexta-feira (5), de atracar no Porto de Santos, no litoral de São Paulo, pois existe a suspeita de que tripulantes estejam com a varíola dos macacos. A informação foi passada pela a Santos Port Authority (SPA), que administra o cais santista.

Fonte: https://g1-globo-com.cdn.ampproject.org/c/s/g1.globo.com/google/amp/sp/santos-regiao/porto-mar/noticia/2022/08/05/navio-e-impedido-de-atracar-no-porto-de-santos-por-suspeita-de-variola-dos-macacos-em-tripulacao.ghtml

 

AÉREO

LATAM anuncia retorno a Boston e conclui a retomada dos seus quatro destinos Brasil-EUA. Voo Guarulhos-Boston voltará a ser operado em 30 de outubro deste ano; Companhia já voltou a voar para 20 destinos internacionais a partir do Brasil (antes da pandemia de Covid-19 eram 26 destinos), incluindo Miami, Nova York e Orlando.

Fonte: https://ontimeaviation.net/viagem/latam-anuncia-retorno-a-boston-e-conclui-a-retomada-dos-seus-quatro-destinos-brasil-eua/

COMBUSTÍVEIS DE AVIAÇÃO SUSTENTÁVEIS – Willie Walsh, Diretor Geral da IATA – declara em reunião geral anual, sobre o trabalho sério da entidade para produção e utilização de combustíveis de aviação sustentáveis (SAF) para que as emissões de gases de efeito estufa sejam o mais próximo possível de zero até 2050, e pede que os governos incentivem esta produção como Cingapura e Japão já vêm fazendo.

Fonte: https://www.linkedin.com/posts/international-air-transport-association-iata_interview-with-willie-walsh-on-saf-production-activity-6958124244736081920-e42H?utm_source=linkedin_share&utm_medium=android_app

 

EXPORTAÇÃO MARÍTIMA

General Motors usa porto de Paranaguá para exportar 1,3 mil carros. Uma movimentação diferente foi observada na semana passada no porto de Paranaguá, no Paraná. Por volta de 30 cegonheiras chegaram ao local carregadas de carros da General Motors (GM), montadora que normalmente usa outro porto no sul, o de Rio Grande (RS), para embarcar o modelo Onix, produzido a 340 quilômetros dali, em Gravataí.

Fonte: https://www-moneytimes-com-br.cdn.ampproject.org/c/s/www.moneytimes.com.br/general-motors-usa-porto-de-paranagua-para-exportar-13-mil-carros/amp/

 

INFORMAÇÕES GERAIS

Maior porto de contêineres do Reino Unido será atingido por oito dias de greves. Quase 2.000 trabalhadores portuários do maior porto de contêineres da Grã-Bretanha planejam fazer greve por oito dias no final deste mês depois de não conseguirem um acordo salarial, ameaçando cortar uma das rotas comerciais mais importantes do Reino Unido. Os trabalhadores de Felixstowe farão greve de 21 a 29 de agosto, disse o sindicato Unite em comunicado na sexta-feira. As negociações falharam depois que o porto, de propriedade de uma unidade da CK Hutchison Holdings Ltd., não melhorou sua oferta de um aumento salarial de 7%, disse o grupo trabalhista.

Fonte: https://ajot.com/news/ukas-biggest-container-port-to-be-hit-by-eight-days-of-strikes#.Yu1rbRYsAlc.linkedin

TCP bate recorde de movimentação em maio. Estrutura paranaense operou 108.635 TEUs, superando a marca anterior de 104.497 TEUs, atingida em agosto de 2021.

Fonte: https://tecnologistica.com.br/categoria/portos/tcp-bate-recorde-de-movimentacao-em-maio.html

Leilão do Porto de Santos: governo estuda mudar regras. O governo federal avalia a possibilidade de alterar a regra que limita a participação de terminais portuários e armadores na privatização do Porto de Santos. A análise foi confirmada pelo Ministério da Infraestrutura. Pela proposta de leilão que foi a consulta pública no início no ano, a pasta sugeriu que empresas que operam terminais no porto, por exemplo, possam integrar o consórcio vencedor que administrará o complexo portuário com participação individual máxima de 15%, ou até 40% em conjunto. A norma foi elaborada para evitar abuso de poder econômico na futura gestão privada do porto.

Fonte: https://www-canalrural-com-br.cdn.ampproject.org/c/s/www.canalrural.com.br/noticias/agricultura/leilao-do-porto-de-santos-governo-estuda-mudar-regras/amp/

Hapag-Lloyd LIVE: instalações para rastreamento em tempo real de contêineres padrão começam em agosto. Em abril, a Hapag Lloyd anunciou que seria a primeira empresa de transporte do mundo a equipar todos os seus contêineres padrão com tecnologia para transmissão de dados em tempo real. Em breve, isso permitirá rastrear os contêineres em todo o mundo e coletar dados deles – para aumentar a transparência para o armador e os clientes.

Fonte: https://www.hapag-lloyd.com/en/company/about-us/newsletter/2022/08/equipping-standard-containers-with-real-time-data-transmission-t.html

Deixe um comentário