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Línea News – 22 de junho

MARÍTIMO

 

– Porto de SC será primeiro na América do Sul a operar guindastes remotamente.

O Porto Itapoá será o primeiro terminal portuário da América do Sul a operar RTGs (guindastes móveis sobre pneus) por controle remoto. A aquisição de 10 máquinas, um investimento de mais de 25 milhões de dólares, vai ampliar a agilidade das operações do terminal. Em todo o mundo, apenas 27 terminais usam os RTGs por controle remoto da fabricante chinesa ZPMC.

Fonte: https://economiasc.com/2023/02/22/porto-de-sc-sera-primeiro-na-america-do-sul-a-operar-guindastes-remotamente/

 

– Yang Ming encomenda cinco navios bicombustíveis de 15.500 TEUs GNL.

A Yang Ming e a Hyundai Heavy Industries (HHI) chegaram a um acordo de construção naval para cinco navios porta-contêineres bicombustíveis de 15.500 TEUs LNG. Essas novas embarcações serão entregues em 2026 como parte da estratégia de frota de médio e longo prazo de Yang Ming. A operadora Taiwanesa conta atualmente com 94 navios com capacidade de cerca de 715.000 TEUs.

Fonte: https://container-news.com/yang-ming-orders-five-15500-teu-lng-dual-fuel-vessels/

 

– Ainda é incerto quando os novos navios da Maersk movidos a metanol poderão navegar.

A maior operadora global encomendou 18 navios movidos a metanol, mas exatamente quando esses navios poderão usar o combustível verde ainda não está certo. Não há mais dúvidas de que o metanol se tornará uma opção de combustível para o transporte marítimo nesta década. No entanto, ainda é incerto exatamente quando o combustível alternativo estará disponível nos volumes necessários para a Maersk e outros grandes operadores navios de contêineres.

Fonte: https://shippingwatch.com/carriers/Container/article15921647.ece

 

– Economia para o 2° Semestre de 2023 e o impacto no Comércio Marítimo.

No 2° Semestre de 2023, a economia global está passando ainda por uma fase de recuperação após a crise provocada pela pandemia de COVID-19. Era sabido de antemão, que o maior impacto seria sempre no pós-pandemia, após o regresso à actividade mais de acordo com o que era antes de 2020. Nesta altura, pese a crise inflacionista, ainda há margem para um crescimento moderado em várias regiões, como Estados Unidos, União Europeia e China.

Fonte: http://portaldomar.blogspot.com/2023/06/economia-para-o-2-semestre-de-2023-e-o.html

 

– Nova embarcação de 24 mil TEUs entra para a frota da OOCL.

A OOCL, Orient Overseas Container Line recebeu um novo mega-navio, oficialmente denominado “OOCL Türkiye” em uma cerimônia realizada no estaleiro Nantong COSCO KHI Ship Engineering Co. Em particular, esta nova embarcação se torna a terceira embarcação de 24.188 TEUs a ser recebida pela linha de propriedade da COSCO em uma série de doze navios. A embarcação foi nomeada por Jane LIU, presidente da SaiLun Group Co., fabricante global de pneus. A OOCL Türkiye se juntará à OOCL Spain e à OOCL Piraeus para servir o circuito de serviços LL3 Ásia-Europa da empresa. CHEN Shuai, diretor do Network Planning Center e do Procurement Management Center da OOCL, confirmou: “Após a entrega, esta nova embarcação servirá a rota Ásia-Europa da OOCL e aumentará nossa competitividade no mercado”.

Fonte: https://container-news.com/new-24000-teu-vessel-joins-oocls-fleet/

 

– Portos de contêineres da Costa Oeste nos EUA são impactados enquanto negociações trabalhistas assumem um rumor ameaçador.

As negociações trabalhistas portuárias da Costa Oeste irão se transformar em uma grande e prolongada interrupção das cadeias de suprimentos dos EUA, semelhante às consequências trabalhistas em 2014-2015? Se houvesse uma maneira de fazer uma aposta nisso, como as chances mudaram desde que o último contrato de trabalho portuário expirou em 1º de julho de 2022? Quanto mais as negociações se arrastarem, maior a chance de um cenário pessimista. As negociações sobre o novo contrato começaram em maio de 2022 e um ano já passou.

Fonte: https://www.freightwaves.com/news/west-coast-container-ports-hit-as-labor-talks-take-ominous-turn?utm_source=sfmc&utm_medium=email&utm_campaign=as_week_in_review_6_10_23&utm_term=West+Coast+container+ports+hit+as+labor+talks+take+ominous+turn&utm_id=446553&sfmc_id=104754604&sfdc_id=0035d00006sc76sAAA

 

– Porto de Itajaí terá autoridade portuária municipal por mais 25 anos, decide Governo Federal.

Em reunião realizada no dia 07/06/2023, o Ministério dos Portos e Aeroportos do Governo Federal confirmou ao prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, e ao superintendente do Porto, Fábio da Veiga, que a autoridade portuária do Porto de Itajaí, no Litoral Norte de SC, deve se manter pública e municipal. Um novo convênio de delegação será assinado e valerá por mais 25 anos. Além disso, o arrendamento operacional dos quatro berços para a iniciativa privada terá o prazo de 35 anos. O município precisa realizar algumas mudanças estrutura da Superintendência, que se tornará uma empresa pública, para que a assinatura seja realizada. A expectativa é que isso ocorra ainda no mês de junho.

Fonte: https://ndmais.com.br/economia/porto-de-itajai-tera-autoridade-portuaria-municipal-por-mais-25-anos-decide-governo-federal/

 

– Maersk expande relacionamento com a Microsoft.

A empresa de navegação dinamarquesa Maersk decidiu impulsionar sua abordagem de tecnologia de nuvem expandindo o uso da empresa do Microsoft Azure como sua plataforma de nuvem. O Azure fornece à Maersk acesso a um portfólio resiliente e de alto desempenho de serviços em nuvem, permitindo que seus negócios inovem e forneçam produtos escaláveis, confiáveis e seguros com melhor tempo de lançamento no mercado, de acordo com um comunicado. O Azure também permite que a Maersk construa plataformas escaláveis para atender ao crescimento orgânico e inorgânico, apoiando a estratégia de transformação da empresa.

Fonte: https://container-news.com/maersk-expands-relationship-with-microsoft/

 

AÉREO

 

– Tarifas globais tiveram nova queda em maio.

As tarifas de frete aéreo nas principais rotas comerciais leste-oeste caíram novamente no mês passado, comentaristas alertam que a pressão sobre os preços permanecerá pelo resto do ano. Em comparação com o ano anterior, as tarifas na rota caíram 47,7% ano a ano. Neste ano, estamos percebendo uma combinação de vários fatores: mais voos, aumento da capacidade de carga nos aviões e, ao mesmo tempo, queda no volume de carga devido à alta inflação e consumo.

Fonte: https://www.aircargonews.net/business/rates-down-again-in-may-as-outlook-weakens/

 

– TAAG assina acordo com a GOL exclusivamente para o segmento de carga.

A TAAG – Linhas Aéreas de Angola e a Gol, assinaram um acordo de parceria exclusivamente referente ao segmento de carga. Este acordo de SPA (Special Prorate Agreement) tem como grande beneficio para a TAAG, a possibilidade de incorporar os destinos da Gol no Brasil e na América Latina, dentro da sua rede de pontos de distribuição e coletas de carga. Com esta parceria, a TAAG aumenta as suas rotas de carga e reforça a sua capilaridade na região, tornando-se mais competitiva e com maio *sobertura qeográfica a nivel intercontinental. A Gol se destaca pela sua capilaridade de destinos com mais de 200 mercados atendidos em 72 bases no Brasil e 11 no exterior.

Fonte: https://aviacaobrasil.com.br/taag-assina-acordo-com-a-gol-exclusivamente-para-o-segmento-de-carga/

 

– Conheça os horários dos voos cargueiros no Brasil que operam na sua cidade.

O Portal Aviação Brasil, publicou uma página dedicada as operações dos voos cargueiros que operam no Brasil, tanto em voos domésticos como internacionais. A página será atualizada mensalmente, focando nos voos regulares operacionais. A base de dados utilizada é a da ANAC, a qual é fonte de informação. Se eventualmente tiver informações divergentes, os leitores poderão informar através dos comentários do post. Aos aficionados e spotters, uma oportunidade para se programarem para irem ver ou fotografar seus aviões preferidos.

Fonte: https://aviacaobrasil.com.br/conheca-os-horarios-dos-voos-cargueiros-no-brasil-que-operam-na-sua-cidade/

 

– Korean Air recebe certificado IATA CEIV como embarcador de baterias e lítio.

A Korean Air obteve a certificação do Centro de Excelência para Validadores Independentes (CEIV) da IATA como embarcador de baterias de lítio. Em dezembro do ano passado, a Korean Air se juntou a um grupo de trabalho liderado pela Incheon International Airport Corporation, juntamente com partes interessadas, incluindo despachantes e outros operadores do setor de carga aérea doméstica, para se preparar para a certificação. Todos os stakeholders do grupo de trabalho foram certificados com sucesso no primeiro semestre de 2023. A Korean Air aplica padrões e procedimentos de manuseio específicos dependendo do tipo e capacidade da bateria e, quando necessário, também pode aplicar seus próprios procedimentos proprietários mais rigorosos.

Fonte: https://www.aircargonews.net/airlines/korean-air-gains-iata-ceiv-battery-certificate/

 

– A digitalização pode apontar vencedores e perdedores de carga aérea.

Vencedores e perdedores podem surgir à medida que o papel da digitalização na carga aérea se desenvolve, diz o chefe do Global GSA Group, Ismail Durmaz. “Não sabemos o que a digitalização fará com a cadeia de suprimentos. Não sabemos se isso prejudicará ou destruirá algo em nosso setor”. Segundo Durmaz, um dos maiores desafios que a digitalização traz é o impacto do aumento da transparência. Se todas as partes interessadas envolvidas em uma determinada atividade empresarial souberem os preços pagos por cada negócio, isso acrescentará uma nova camada de complexidade, ressalta. Muitas empresas ainda desconfiam das mudanças que a digitalização está trazendo para o setor, enfatiza Durmaz. “As empresas estão preocupadas com o controle por portais. No entanto, embora ele diga que a digitalização é inevitável, o setor não será receptivo a tecnologias que não ofereçam benefícios claros.

Fonte: https://www.aircargonews.net/technology/airfreight-digitisation/air-cargo-stakeholders-brace-for-digitalisation-impact/

 

– Cia aérea britânica Virgin Atlantic anuncia voos internacionais regulares ao Brasil.

A companhia aérea britânica Virgin Atlantic anunciou 05/06/2023 o lançamento de novas rotas em três continentes, com novas aeronaves, crescimento que ocorre à medida que a companhia aérea capitaliza a demanda sustentada por viagens internacionais. A rede de rotas internacionais da companhia aérea será impulsionada por sua primeira mudança para a América do Sul, com um novo voo diário de Londres Heathrow para São Paulo, Brasil.

Fonte: https://ontimeaviation.net/noticias-brasil/virgin-atlantic-anuncia-voos-internacionais-regulares-para-destino-no-brasil/

 

– Avianca Cargo quer expandir ainda mais sua frota de cargueiros.

A Avianca Cargo quer se expandir nos próximos anos com pelo menos quatro aeronaves de carga A330-300 e A330-200 P2F que serão adicionadas à frota em 2024 e 2025. Duas dessas aeronaves serão arrendadas da CDB Aviation. A Avianca também adicionará cinco variantes do A321 P2F a esta frota nos próximos dois anos. Essas aeronaves serão arrendadas da American Global Crossing Airlines e entregues à transportadora colombiana antes do final de 2024.

Fonte: https://www.cavok.com.br/avianca-cargo-quer-expandir-ainda-mais-sua-frota-de-cargueiros

 

INFORMAÇÕES GERAIS

 

– Guararapes inaugura maior planta de MDF das Américas, com investimento de R$ 1 bilhão.

A Guararapes acaba de iniciar a operação da sua nova planta de MDF, a maior das Américas e uma das mais competitivas a nível mundial. A nova linha está localizada no complexo industrial de Caçador, onde a empresa já possui duas plantas industriais. Com isso, a Guararapes se consolida entre os maiores produtores de painéis de madeira das Américas. A nova linha de produção vai gerar 280 empregos diretos e 650 indiretos. Durante a construção, mais de 700 pessoas trabalharam no canteiro de obras, impactando positivamente a economia de toda a região.

Fonte: https://economiasc.com/2023/05/30/guararapes-inaugura-maior-planta-de-mdf-das-americas-com-investimento-de-r-1-bilhao/

 

– Nordeste concentra 83% da energia solar e eólica do país.

Empresas têm mais projetos previstos para região, mas dependem de infraestrutura para distribuir a produção. O Nordeste é o grande responsável pela geração eólica e solar fotovoltaica do país. A capacidade instalada, de 28,3 gigawatts (GW), é 82,6% da nacional com as duas fontes de energia. Os nove Estados nordestinos também somam 10 GW em projetos em fase de construção e 79,7% das novas instalações programadas para entrar em operação no país, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), garantindo à região a hegemonia eólica e solar para a próxima década.

Fonte: https://valor.globo.com/publicacoes/especiais/energia/noticia/2023/05/31/nordeste-concentra-83-da-energia-solar-e-eolica-do-pais.ghtml

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