MARÍTIMO
– Congestionamento relatado no porto de Nhava Sheva, na Índia, após o fechamento do cais da APMT.
O comércio de contêineres que flui pelo porto de Nhava Sheva (JNPT) na Índia está enfrentando gargalos devido à redução significativa da capacidade alimentada pelo fechamento de um cais operado pela APM Terminals Mumbai, também conhecida como Gateway Terminals India (GTI).
Fonte: https://container-news.com/congestion-reported-at-indias-nhava-sheva-port-after-apmt-berth-closure/
– Maersk e MSC descontinuam oferta de serviço na rota principal.
A rota faz parte da Aliança 2M (Asia x Norte da Europa) e estava suspensa desde dezembro, pois a demanda por frete vinha diminuindo há algum tempo.
Fonte: https://shippingwatch.com/carriers/Container/article15342581.ece
– Volumes de containers aumentam nos portos sauditas.
A Autoridade Portuária Saudita (Mawani) relatou um aumento de 7,76% no tráfego de carga em fevereiro de 2023, com 622.837 TEUs movimentados em comparação com 577.993 TEUs em 2021.
Fonte: https://container-news.com/box-volumes-increase-in-saudi-ports/
– MSC ultrapassa o seu recorde com a entrega do MSC Irina.
Após ter lançado bem recentemente o MSC Tessa com a capacidade de 24.116 TEU, ( que já tem passagem marcado em Portugal através de Sines ), o gigante do transporte de contentores acolheu na frota mais um navio gigante de 24.000 TEU, neste caso o MSC Irina, que foi construído por Jiangsu Yangzi Xinfu Companhia de Construção Naval.
Fonte: https://portaldomar.blogspot.com/2023/03/msc-ultrapassa-o-seu-recorde-com.html?m=1
– Tráfego ferroviário de contêineres aumenta em Valência.
Em 2022, foram transportadas por via férrea no Porto de Valência um total de 2.230.683 toneladas de carga, um aumento de 8% face a 2021. Ao mesmo tempo, o porto espanhol viu 236.142 TEUs serem movimentados por via férrea no ano anterior, traduzindo-se em um crescimento de 10% em relação a 2021.
Fonte: https://container-news.com/rail-container-traffic-on-the-rise-in-valencia/
– Porto de Itajaí movimenta mais de mil veículos importados em super operação de desembarque.
Desde o início do mês de março, foram realizadas 14 atracações que totalizaram 10.843 veículos desembarcados.
– Hapag-Lloyd aumenta tarifas de frete da Ásia para a América Latina.
A Hapag-Lloyd anunciou um novo Aumento Geral de Tarifas (GRI) da Ásia para a Costa Oeste da América Latina, México, Caribe e América Central. A transportadora alemã disse que para cargas transportadas em contêineres secos de 20’ e 40’, incluindo equipamentos high cube e frigoríficos não operacionais de 40’, o seguinte aumento de tarifa entrará em vigor a partir de 1º de abril e será válido até novo aviso.
Fonte: https://container-news.com/hapag-lloyd-increases-freight-rates-from-asia-to-latin-america/
– Maersk revela o projeto de sua primeira embarcação movida a combustível verde.
A Maersk revelou o projeto de seu primeiro navio porta-contêineres movido a combustível verde no Twitter. A transportadora marítima dinamarquesa disse que espera receber em breve o primeiro boxship deste tipo pelo Hyundai Mipo Dockyard da Coreia do Sul.
Fonte: https://container-news.com/maersk-unveils-the-design-of-its-first-green-fuel-powered-vessel/
– Navio de containers atinge píer em porto de Taiwan com piloto bêbado a bordo.
O porta-contentores de 6.763 TEU Hyundai Tokyo embateu no cais 77 do porto de Kaohsiung, em Taiwan, na segunda-feira (20 de março), causando danos no cais do porto. A embarcação, que também sofreu rachaduras no casco, navegava totalmente carregada do porto de Ningbo, na China, para o maior porto da ilha.
Fonte: https://container-news.com/boxship-hits-pier-in-taiwans-port-with-drunk-pilot-on-board/
AÉREO
– Boeing recebe pedido de 78 787 Dreamliners de duas companhias aéreas sauditas.
Duas companhias aéreas da Arábia Saudita anunciaram planos para encomendar 78 Boeing 787 Dreamliners combinados, uma grande vitória para a Boeing (BA.N), que marca o quinto maior pedido comercial em valor em sua história.
– Viracopos consegue autorização da Receita Federal para fazer baldeação internacional de carga.
O Aeroporto Internacional de Viracopos passou permitir fluxo de baldeação internacional de carga, tornando possível o processamento de carga em trânsito internacional que utilizará o aeroporto como ponto de consolidação da América do Sul.
– Grupo LATAM renova frota e inicia 2023 com 17 aeronaves Airbus A320neo em operação.
O crescimento reflete o investimento total em mais de 100 aeronaves mais eficientes e sustentáveis dos modelos A320neo, A321neo e A321 XLR até o final desta década.
– LATAM Cargo recebe mais um Boeing 767-300 BCF.
A LATAM Cargo recebeu um sexto 767-300 Boeing Converted Freighter (BCF), de um total previsto de dez da SASCO MRO em Cingapura, onde as modificações foram realizadas.
Fonte: https://www.cavok.com.br/latam-cargo-recebe-mais-um-boeing-767-300-bcf
– Aumento de pressão sobre a carga aérea para melhorar seu desempenho de sustentabilidade.
A indústria de carga aérea está sob pressão crescente para melhorar seu desempenho ambiental, de acordo com o último relatório de sustentabilidade do grupo de carga aérea TIACA. A terceira pesquisa anual da associação constatou que 64% dos entrevistados acreditam que a pressão pela sustentabilidade aumentou em relação ao ano passado, impulsionada principalmente por clientes e reguladores.
– LATAM adiciona voos cargueiros em Bruxelas.
A LATAM Cargo lançou um novo serviço cargueiro para Bruxelas visando o transporte de flores da América do Sul. O novo serviço foi lançado em 26 de março, utilizando uma das aeronaves cargueiras B767 da transportadora.
Fonte: https://www.aircargonews.net/airlines/freighter-operator/latam-adds-brussels-freighter-flights/
INFORMAÇÕES GERAIS
– Brasil entra para o TOP 10 na produção de energia solar.
Um dia de sol dá mais energia. O Brasil entrou pela 1ª vez na história no ranking entre os países que mais geram energia solar de todo o globo. Pra ter uma ideia, já é a segunda maior fonte da matriz elétrica do país — com 11,2% da produção total —, perdendo apenas para as hidrelétricas 51,3%. A fonte solar é renovável, ou seja, não emite dióxido de carbono ou outros gases do efeito estufa. Além disso, ajuda a diversificar as fontes de energia, aumentando a segurança de suprimento.
Fonte: https://thenewscc.com.br/tendencias/brasil-entra-pro-top-10-na-producao-de-energia-solar/
– Comércio Exterior fixa taxa para importação de pneu de carga e resina.
A decisão foi tomada na semana passada pelo Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior, em sua primeira reunião no novo governo. Tarifa de importação para pneus de carga será de 16% e para resinas plásticas de 11,2%.
– Meeting Comex 2023: O Núcleo de Negócios Internacionais da Associação Empresarial de Joinville Acij realizou na manhã da terça-feira, 7, o lançamento da 10ª edição do Meeting Comex, o principal evento de comércio exterior da região Sul do Brasil.
O Meeting Comex 2023 será realizado nos dias 11 e 12 de abril, na Expoville, com o objetivo de conectar profissionais e empresas em uma oportunidade única de ampliar seus conhecimentos e estabelecer novas parcerias.
– Aeroportos e trens da Alemanha param em uma das maiores greves em décadas no país.
Sindicatos fazem paralisação por aumento de salários compatíveis com a inflação no país, uma das maiores da Europa.
– Ministério apresenta pedido para 50 frigoríficos brasileiros exportarem para China.
Carlos Fávaro levou aos chineses um pleito para que o Brasil possa usar uma espécie de listagem prévia que acelera a autorização para a exportação.