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Línea News – 17 de maio

MARÍTIMO

– Maersk prevê investimento de R$ 5,2 bi em terminais até 2026.

Para além da ampliação do Brasil Terminal Portuário, a APM Terminals tem interesse em um novo terminal de contêineres no porto, o STS 10, localizado em área contígua a seu terminal com a Terminal Investment Limited. O novo governo, porém, ainda não definiu o futuro do projeto, que em 2022 foi alvo de forte controvérsia.

Fonte: https://valor-globo-com.cdn.ampproject.org/c/s/valor.globo.com/google/amp/empresas/noticia/2023/05/10/maersk-preve-investimento-de-r-52-bi-em-terminais-ate-2026.ghtml

– Porto de Gênova se prepara para navios maiores.

O projeto inovador do porto de Gênova compreende a construção de uma infraestrutura marítima que funcionará como um baluarte no mar e salvaguardará as bacias e instalações portuárias contra as mudanças climáticas.

Fonte: https://container-news.com/port-of-genoa-prepares-for-larger-vesels/

– Com a compra da Bolloré Logistics, a CMA CGM poderá em breve superar a A.P. Moller – Maersk na logística.

“A CMA CGM e a Maersk seguem a mesma rota estratégica há muito tempo, mas, na minha opinião, a CMA CGM está mais focada em aquisições de grande volume, enquanto a Maersk visa compras menores e escaláveis que garantam as melhores condições para um crescimento orgânico e lucrativo”, diz Mikkel Emil Jensen, analista sênior do Sydbank.

Fonte: https://shippingwatch.com/logistics/article15782969.ece

– Nova empresa assume exportação de frutas do porto de Natal para Europa.

Uma nova empresa vai atuar na exportação das frutas potiguares do Porto de Natal para a Europa, segundo anunciaram exportadores e representantes do governo doestado, na terça-feira (9), em Mossoró, no Oeste potiguar. A empresa GreenSea, já opera com navios frigoríficos especializados ligando Fortaleza à Europa e passará a atuar também no porto de Natal. Segundo a Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), que administra o porto, as primeiras operações devem ocorrer em julho.

Fonte: https://g1.globo.com/google/amp/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2023/05/10/nova-empresa-assume-exportacao-de-frutas-do-porto-de-natal-para-europa.ghtml

– Março registra segunda maior movimentação da história portuária para o mês.

O setor portuário movimentou 104,5 milhões de toneladas no mês de março, registrando um crescimento de 8,26% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Os dados são do Anuário Estatístico Portuário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). Essa é a segunda maior movimentação comparada entre os meses de março desde 2010, quando a autarquia deu início ao registro de movimentação nos portos do país.

Fonte: https://www.gov.br/antaq/pt-br/noticias/2023/marco-registra-segunda-maior-movimentacao-da-historia-portuaria-para-o-mes

– Maersk começou a pintar os icônicos navios vermelhos da Hamburg Süd.

A transportadora Hamburg Süd foi adquirida pelo grupo de transportadoras dinamarquês em 2017. Desde então, tanto o nome quanto a característica cor vermelha foram retirados.

Fonte: https://shippingwatch.com/article15743848.ece

– A confiabilidade do cronograma de navios continua a aumentar em março de 2023.

A Sea-Intelligence publicou a edição 140 do relatório Global Liner Performance (GLP), com números de confiabilidade de cronograma até março de 2023 inclusive. Comunicado de imprensa cobrirá apenas os destaques globais do relatório completo. A confiabilidade global do cronograma registrou outro aumento de M/M em março de 2023, desta vez de 2,4 pontos percentuais, atingindo 62,6% e quase em linha com o valor de 2020 para o mesmo mês. Em um nível Y/Y, a confiabilidade do cronograma foi impressionante de 26,8 pontos percentuais a mais. O atraso médio para chegadas de embarcações LATE também continuou diminuindo, caindo -0,26 dias M/M em março de 2023 para 5,03 dias. Agora é apenas marginalmente mais alto do que no mesmo ponto em 2020, e uma queda significativa de -2,41 dias em relação ao ano anterior.

Fonte: https://www.sea-intelligence.com/203

AÉREO

– Azul anuncia voo internacional partindo de Curitiba.

A Azul Linhas Aéreas anunciou nesta segunda-feira (15) a sua mais nova rota internacional. No segundo semestre do ano, a companhia voará de Curitiba para uma das principais cidades da América do Sul: Montevidéu, no Uruguai.

Fonte: https://ontimeaviation.net/noticias-brasil/azul-anuncia-voo-internacional-partindo-de-curitiba/

– Braspress inicia processo de abertura de uma nova companhia aérea brasileira.

A Braspress, empresa de logística com atuação em todo o território brasileiro, iniciou o processo de abertura de uma nova empresa aérea de carga no país, registrada sob a razão social Braspress Air Cargo Transportes Aéreos e com CNPJ 48.967.540/0001-75.

Fonte: https://aeroin.net/braspress-inicia-processo-de-abertura-de-uma-nova-companhia-aerea-brasileira/?fbclid=PAAaYRLEEQEwHVfAp-gfydGnMtunNeCuWYh-O8QbrS7MIZVfm2Auf2M7qZZdY&amp

– Aerolineas Argentinas recebe seu primeiro Boeing 737 Cargueiro.

A apresentação foi realizada no terminal FBO do Aeroporto Internacional de Ezeiza e, como é de praxe no setor, o avião recebeu seu batismo ao cruzar o arco d’água das bombas da ANAC.

Fonte: https://aviacaobrasil.com.br/aerolineas-argentinas-recebe-seu-primeiro-boeing-737-cargueiro/

– Azul inaugura voos diretos para Paris.

A Azul Linhas Aéreas inaugurou dia 26 de abril o seu primeiro voo regular para Paris, uma das cidades mais visitadas da Europa. Com a nova rota, os Clientes da Azul voam sem escalas entre os aeroportos de Viracopos, em Campinas, e Orly, em Paris, com um pouco mais de 11 horas.

Fonte: https://ontimeaviation.net/noticias-brasil/azul-inaugura-voos-diretos-para-paris/

– Usar aeroportos menores em vez de grandes hubs pode significar um voo ‘mais ecológico’.

Os transportadores devem instar seus fornecedores de frete aéreo a considerar as emissões – e eles podem ver uma grande economia de CO2 ao escolher aeroportos secundários. A pesquisa do Chicago Rockford (RFD), o novo aeroporto de Illinois, mostra que as aeronaves usam menos combustível e emitem menos CO2 e outros poluentes em instalações menores, como o RFD, do que nos principais centros. Fonte: https://theloadstar.com/using-smaller-airports-rather-than-major-hubs-can-mean-a-greener-flight/

INFORMAÇÕES GERAIS

– Empresas de SC registraram a maior recuperação de crédito do Sul em janeiro.

Em janeiro, as empresas de Santa Catarina regularizaram 50,9% das dívidas inadimplentes em até 60 dias de negativação. O número mostra que o estado teve a maior taxa de pagamentos no Sul do país.

Fonte: https://economiasc.com/2023/05/10/empresas-de-sc-registraram-a-maior-recuperacao-de-credito-do-sul-em-janeiro/

– Destaque da cadeia de suprimentos: o futuro da aviação.

À medida que a indústria da aviação continua inovando e se adaptando aos avanços da tecnologia, o Departamento de Transportes (DfT) do Reino Unido formou um novo Future of Flight Industry Group. O objetivo do grupo é criar um sistema UK Future of Flight, beneficiando tanto o público quanto a indústria, com foco no desenvolvimento de infraestrutura digital e física, bem como nos sistemas de regulação e controle necessários para o uso de novos veículos aéreos, como drones.

Fonte: https://www.aircargonews.net/monthly-exclusive/supply-chain-spotlight-the-future-of-flight/

– CMA CGM/AF-KLM estabelece limites de despachante para parceria de carga aérea.

“No momento em que nos aproximamos de Ceva, estamos fora do jogo.” Assim disse Adriaan Den Heijer, EVP da Air France KLM Cargo e líder de cooperação ontem, falando sobre o acordo da companhia aérea com a CMA CGM Air Cargo. No mês passado, AF-KLM e CMA lançaram sua parceria de carga aérea de 10 anos, que vê o par combinando suas redes de carga. Mas, com as crescentes ambições da CMA no espaço logístico e sua propriedade da Ceva Logistics, Gefco e agora da Bolloré Logistics, eles rapidamente negaram que qualquer despachante único possa ter uma vantagem sobre outro.

Fonte: https://theloadstar.com/cma-cgm-and-af-klm-set-boundaries-for-air-cargo-partnership/

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