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Línea News – 24 de Novembro

IMPORTAÇÃO MARÍTIMA

 

CANADA:

Devido ao congestionamento contínuo e às restrições operacionais na área de Toronto, a comunidade de caminhões está aplicando uma sobretaxa de congestionamento nas coletas e entregas ao domicílio.

Fonte: Armador MSC

ESTADOS UNIDOS:

Algumas origens estão enfrentando congestionamento novamente. Os portos do sudoeste estão congestionados e os caminhoneiros estão literalmente leiloando seus caminhões. A falta de chassis é um problema agora e necessita-se de pelo menos 2 semanas para reservar um caminhão. Se algo acontecer e não pudermos usar este caminhão reservado e, por algum motivo, precisarmos cancelar, os caminheiros estão cobrando BTNU (caminhão reservado não usado). Quais as taxas podem ir de 300$ a 600$ dependendo dos dias antes de cancelá-lo.

Os portos do oeste estão com pouco congestionamento, mas ainda assim, espera-se atrasos.

Os portos do sudeste estão operando normalmente, embora alguns portos como Savannah, Charleston e Norfolk estejam um pouco mais atrasados, mas temos disponibilidade.

Os portos de South Miami (PEF) estão operando normalmente, com poucos atrasos.

Nordeste (NY/NJ) está congestionado como de costume, mas está indo bem. Atrasos são esperados por 2 semanas ou mais.

As áreas do meio-oeste, Chicago, Cleveland, Detroit Rails estão congestionadas, algo em torno de 2 semanas ou mais.

Fonte: Parceiro na origem

FRANÇA:

O país está enfrenando dificuldades com mão de obra qualificada para serviços referente ao comércio exterior. Devido a tendencia de pedidos de demissões que ocorreram durante este ano, muitos profissionais do ramo migraram para outras áreas o que está impactando nos serviços de transporte interno, despachos e agenciamento de cargas por falta de mão de obra.

Fonte: Parceiro na origem

CHINA:

As políticas governamentais referente as restrições para COVID-19 estão mais liberais e nas últimas semanas ocorreu aumento nos números de casos do vírus na China novamente.

Até o momento não tivemos anúncios de blank sailing para dezembro por parte dos armadores.

Fonte: Parceiro na origem

 

AÉREO

 

Boeing diz que 60% mais cargueiros são necessários até 2041 para suportar carga aérea.

A Boeing ajustou na quarta-feira a projeção do verão passado de que a demanda de carga aérea dobrará nos próximos 20 anos, alimentando uma expansão de 60% na frota global de cargueiros. O World Air Cargo Forecast bienal permaneceu na maior parte inalterado em relação às conclusões apresentadas nas perspectivas mais amplas do mercado comercial da Boeing, mas acrescentou alguns detalhes. A análise projeta que os volumes de frete aéreo aumentarão a uma taxa anual composta de 4,1% até 2041, com base no crescimento esperado no comércio global, produção industrial e comércio eletrônico.

Fonte:https://www.freightwaves.com/news/boeing-says-60-more-freighters-needed-by-2041-to-support-air-cargo

CCR Aeroportos investirá R$ 300 milhões no Aeroporto de Navegantes (SC).

O Aeroporto Internacional de Navegantes, em Santa Catarina, administrado pela CCR Aeroportos, receberá 300 milhões de reais em investimento para ampliação e modernização do sítio aeroportuário. O projeto prevê a construção de um novo terminal de passageiros com 12 mil m2, com mais opções para alimentação e varejo e 3 pontes de embarque de passageiros. Contará também com a ampliação do pátio para até nove aeronaves simultâneas (50% a mais do que o pátio atual), expandindo o número de vagas para pernoites de aeronaves, capacidade esta essencial para aumentar os voos, em especial na alta temporada, quando Navegantes chega a receber 68 voos por dia e fica com o pátio de aviões lotado.

Fonte:https://aeroin.net/ccr-aeroportos-investira-300-milhoes-de-reais-no-aeroporto-de-navegantes-sc/

 

EXPORTAÇÃO MARÍTIMA

 

Brasil e Reino Unido assinam acordo para cotas de importação.

Na última semana, Brasil e o Reino Unido concluíram as negociações referentes à repartição do volume das cotas tarifárias de importação (TRQs) da União Europeia entre o bloco e o Reino Unido. Essa medida foi necessária devido a saída do Reino Unido do bloco, o Brexit. Exportadores brasileiros poderão se beneficiar das novas condições acordadas a partir do segundo semestre de 2023.

Fonte:https://www.linkedin.com/posts/comexland_comexland-comercioexterior-comex-activity-7000412707879309313-s07u/?utm_source=share&utm_medium=member_ios

México abre mercado para a carne suína brasileira.

A Secretaria de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SCRI-Mapa) comunicou, na segunda-feira (14/11), a abertura do mercado do México para a carne suína brasileira. Fruto do trabalho conjunto do Mapa e do Ministério das Relações Exteriores (MRE), essa abertura de mercado permitirá intensificar o comércio bilateral entre os dois países. Combate à inflação – Segundo a SCRI, com isso o Brasil poderá contribuir ainda mais para o combate à inflação e a garantia de segurança alimentar no México. A carne suína do Brasil é reconhecida internacionalmente pela alta qualidade, inocuidade e competitividade. Novos mercados abertos – Com a abertura do mercado mexicano para a carne suína brasileira, o Brasil chegou a 48 novos mercados abertos para os produtos agropecuários em 2022. Desde 2019, o número de mercados abertos chegou a 234.

 

INFORMAÇÕES GERAIS

 

Santa Catarina anuncia duas novas ferrovias para cargas.

O estado de Santa Catarina deve implantar duas ferrovias para atender o tráfego agrícola e industrial. O governador Carlos Moisés assinou ordens de serviço autorizando a construção de ambos os projetos no fim do mês passado.

Fonte:https://viatrolebus.com.br/2022/11/santa-catarina-anuncia-duas-novas-ferrovias-para-cargas/

Porto promove simulado de emergência com óleo no mar em Antonina (PR).

A Portos do Paraná promoveu nesta semana um simulado de acidente com óleo, no Porto de Antonina, no Litoral. O treinamento faz parte do Plano de Emergência Individual da empresa pública e testa a capacidade de resposta rápida a crises, tanto na contenção, quanto na proteção da fauna local.

Fonte:https://www.portosdoparana.pr.gov.br/Noticia/Porto-promove-simulado-de-emergencia-com-oleo-no-mar-em-Antonina

Aplicação de recursos do Fundo da Marinha Mercante para obras de infraestrutura portuária é regulamentada.

Obras de infraestrutura portuária e aquaviária poderão receber apoio financeiro do Fundo da Marinha Mercante (FMM), mecanismo de fomento ao desenvolvimento da Marinha Mercante e da indústria de construção e reparação naval no país. A medida foi regulamentada pela Portaria 1.460, publicada nesta quinta-feira (17) no Diário Oficial da União. O texto disciplina os procedimentos para requisitar que projetos sejam considerados prioritários para acesso a empréstimos com taxas atrativas junto a bancos públicos federais.

Fonte:https://www.gov.br/infraestrutura/pt-br/assuntos/noticias/2022/11/aplicacao-de-recursos-do-fundo-da-marinha-mercante-para-obras-de-infraestrutura-portuaria-e-regulamentada

Novo governo coloca em xeque privatização de Santos.

Operadores portuários e fundos de investimento interessados na privatização do porto de Santos, o maior da América Latina, puxaram o freio de mão diante da sinalização dada pela equipe do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, de que o projeto será revisto pelo novo governo. O impasse já sacramentou o adiamento do leilão, que estava previsto para este ano. No entanto, ainda não foi oficializado.

Fonte:https://www.portosenavios.com.br/noticias/portos-e-logistica/novo-governo-coloca-em-xeque-privatizacao-de-santos

Baixas nos fretes de transporte marítimo devem permanecer, à medida que o excesso de capacidade se aproxima.

As expectativas dos armadores de uma bonança de desmantelamento de navios impostam por regras – e redução de capacidade de cerca de 10% – são “exageradas”, de acordo com a consultora Alphaliner. Alphaliner diz que isso colocará o transporte marítimo em curso por um período de excesso de capacidade e baixas taxas de frete. As previsões de alguns armadores de que o novo indicador de intensidade de carbono (CII) da IMO resultará em uma redução de 10% na frota mundial são exageradas, disse a Alphaliner.

Fonte:https://theloadstar.com/low-ocean-shipping-rates-here-to-stay-as-overcapacity-looms/

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