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Línea News – 26 de Outubro

IMPORTAÇÃO MARÍTIMA

 

Novos lockdowns nos principais centros de transporte chineses prejudicam as cadeias de suprimentos novamente.

Os lockdowns nas principais cidades portuárias chinesas estão novamente prejudicando as cadeias de suprimentos, apesar de uma alta temporada “silenciosa”. E o presidente Xi não deu nenhuma indicação de uma mudança na política de zero Covid da China no Congresso do Partido Comunista nesta semana, onde espera-se que ele obtenha um terceiro mandato recorde de cinco anos. De fato, no que agora se tornou uma ocorrência regular, as restrições do Covid estão afetando as cadeias de suprimentos em Ningbo, Shangai e Tianjin. Ningbo é o mais afetado, com os despachantes relatando interrupções na área ao redor do porto entrando em lockdown.

Fonte:https://theloadstar.com/new-lockdowns-in-key-chinese-transport-hubs-hobble-supply-chains-again/

Gestão de lockdown retorna a Ningbo-Zhoushan em meio ao novo surto de Covid-19.

O porto de Ningbo-Zhoushan implementou gerenciamento de circuito fechado e canais verdes para permitir a movimentação de caminhões de contêineres, depois que novos surtos de Covid-19 no distrito de Beilun, onde o porto está localizado, resultaram em um lockdown de três dias que começou em 14 Outubro. No entanto, espera-se que o lockdown seja estendido à medida que mais infecções ocorrem. As autoridades entraram em ação depois que uma infecção por Covid-19 foi confirmada em 13 de outubro, levando à execução de contingência pelos funcionários do porto de Ningbo-Zhoushan, que abriga 20.000 caminhões de contêineres.

Fonte:https://container-news.com/closed-loop-management-returns-to-ningbo-zhoushan-amid-new-covid-19-outbreak/

Congestionamento no porto de Le Havre – França.

Há vários meses, os terminais do porto de Le Havre estão congestionados sem perspectiva de melhoria até o momento. Se a situação melhorar um pouco no terminal TNMSC, tende a piorar no TDF. A taxa de ocupação deste último estaria saturada em até 98% e os gestores portuários não têm escolha a não ser tomar medidas que tornem mais trabalhosa a gestão dos transportadores no local, mas que devem permitir uma melhor fluidez no termo logística portuária.

Fonte:https://www.linkedin.com/posts/balguerie_congestion-au-port-du-havre-etat-de-la-activity-6976518396628639744-i6Zm/?utm_source=share&utm_medium=member_ios

Situação dos portos nos Estados Unidos.

A situação em Houston está um pouco melhor do que nos últimos meses, os atrasos agora são basicamente de 2 semanas.

O porto de Los Angeles está melhor, no entanto, ainda estamos enfrentando um pouco de congestionamento, mas não mais como era 2-3 semanas atrás. Atrasos também são esperados, mas não mais de 2 semanas.

Savannah e Nova York estão se recuperando, embora os atrasos sejam superiores a 2 semanas também.

Port Everglades, está operando regularmente comparado com outros portos.

Com caminhões em todo o país, estamos bem, no entanto, a costa oeste está enfrentando falta de chassis, a partir disso, os preços de transporte são um pouco mais caros.

Observe que todos os portos agora estão enfrentando congestionamentos, como resultado, o congestionamento do porto está sendo cobrado por caminhões e repassado. Taxas fixas de US$ 350 pelo menos.

Fonte: nosso parceiro na origem.

 

EXPORTAÇÃO MARÍTIMA

 

Exportação de cachaça cresceu quase 30% em 2021, aponta anuário.

Os Estados Unidos foram o país mais comprou, em valores, cachaça brasileira em 2021, de acordo com o Anuário da Cachaça 2021, divulgado na quinta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac) em parceira com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Foram mais de US$ 3,4 milhões em compras da bebida tipicamente brasileira pelo país norte-americano.

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/business/exportacao-de-cachaca-cresceu-quase-30-em-2021-aponta-anuario/
Exportação de milho do Brasil em outubro pode ser a maior do ano, diz associação.

A exportação de milho do Brasil em outubro foi estimada na terça-feira (18) em até 7,2 milhões de toneladas, o que seria o maior volume mensal do ano, caso a projeção mais otimista seja confirmada, apontou relatório da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec). A Anec disse ainda que a exportação, na pior das hipóteses do intervalo das projeções, atingiria 5,5 milhões de toneladas.

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/business/exportacao-de-milho-do-brasil-em-outubro-pode-ser-a-maior-do-ano-diz-associacao/

 

AÉREO

 

Maersk destaca a necessidade contínua de carga aérea, apesar da recuperação da marítima.

A gigante de transporte e logística Maersk disse que a carga aérea será necessária como uma alternativa confiável ao frete marítimo durante a alta temporada. Em uma rodada de mercado, a empresa com sede em Copenhague disse que, embora o mercado de frete marítimo tenha melhorado nas últimas semanas, ainda há desafios pela frente.

Fonte:https://www.aircargonews.net/business/supply-chains/maersk-highlights-ongoing-need-for-air-cargo-despite-ocean-recovery/

Viracopos supera em 2,85% o volume de carga do mesmo período do ano passado.

Com isso, o aeroporto consolida o período de janeiro a setembro de 2022 como melhor da história em volume processado e pode superar o recorde atingido em 2021. No acumulado dos nove meses, Viracopos recebeu 272.770 toneladas de carga contra 265.219 toneladas do mesmo período de 2021. Já em 2020, no mesmo período, foram movimentadas 178.307 toneladas.

Fonte:https://www.viracopos.com/pt_br/noticias/viracopos-supera-em-2-85-o-volume-de-carga-do-mesmo-periodo-do-ano-passado.htm

Problemas em Congonhas trazem à tona imbróglio antigo: falta aeroporto em São Paulo.

Pouco antes da concessão de Guarulhos, se falava de um terceiro aeroporto na região metropolitana da capital paulista, sendo cogitados terrenos em Caieiras, Cotia e outras localidades, mas os projetos ficaram apenas no campo das ideias. Desde então, algumas coisas mudaram. A aeroporto de Viracopos, em Campinas, cresceu com a Azul, se tornando o terceiro aeroporto, ainda que distante da capital. Surgiu outra opção para a aviação executiva com o aeroporto Catarina. A paralisação da pista de Congonhas por quase 10 horas, duas semanas atrás, foi um fato atípico, que gerou uma briga entre a aviação executiva e comercial, por uma fala polêmica do CEO da LATAM. Dentre os vários comentários, muitos pediam pela retirada da aviação executiva ou comercial de Congonhas, mas isto está longe de ser a solução.

Fonte: https://aeroin.net/problemas-congonhas-falta-aeroporto-em-sao-paulo/

 

INFORMAÇÕES GERAIS

 

Marinha autoriza manobras de testes com navios de até 51 metros de largura.

A Capitania dos Portos de Itajaí autorizou a realização de 50 manobras experimentais de entrada e saída com navios de até 51 metros de largura, 335 metros de comprimento e 11,2 metros de calado na Bacia de Evolução do Complexo Portuário de Itajaí. A primeira manobra experimental deve ocorrer nessa sexta-feira (28).

Fonte: https://diarinho.net/materia/638788/Marinha-autoriza-manobras-de-testes-com-navios-de-ate-51-metros-de-largura–

Setor portuário registra 799,7 milhões de toneladas movimentadas em 2022.

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) divulgou, nesta quarta-feira (19), o balanço atualizado da movimentação dos portos brasileiros. De acordo com o Painel Estatístico da Agência, o setor movimentou 218,2 milhões de toneladas entre os meses de julho e agosto deste ano, com saldo negativo de 0,12%. No acumulado do ano, os portos registraram 799,7 milhões de toneladas movimentadas.

Fonte: https://www.gov.br/antaq/pt-br/noticias/2022/setor-portuario-registra-799-7-milhoes-de-toneladas-movimentadas-em-2022

Alemanha inaugura primeira frota de trens movidos a hidrogênio do mundo.

A Alemanha inaugura nesta quarta-feira (24) uma linha ferroviária que funcionará inteiramente com hidrogênio, uma novidade mundial e um avanço para descarbonizar o transporte ferroviário, apesar da dificuldade de acesso a essa nova tecnologia. Uma frota de 14 trens, vendida pelo grupo francês Alstom para a região da Baixa Saxônia (norte), substituirá as atuais locomotivas a diesel para cobrir os 100 km da linha que liga as cidades de Cuxhaven, Bremerhaven, Bremervörde e Buxtehud.

Fonte: https://exame-com.cdn.ampproject.org/c/s/exame.com/mundo/alemanha-inaugura-primeira-frota-de-trens-movidos-a-hidrogenio-do-mundo/amp/

Maior navio porta-contêineres em comprimento atracou no Porto de Santos e alterou travessia de balsas.

O Porto de Santos recebeu, nesta segunda-feira (24), o navio CMA CGM VELA, o maior em comprimento a atracar no cais santista, com 347,48 metros. A embarcação de bandeira alemã estava prevista para entrar na barra por volta das 13h e ficará atracada no terminal da Santos Brasil (Tecom-3). O navio tem dois práticos da Praticagem de São Paulo para ajudar na manobra até o terminal. A escolta tem o apoio da Capitania dos Portos de São Paulo, do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul-Sudeste e da Guarda Portuária.

Fonte: https://g1-globo-com.cdn.ampproject.org/c/s/g1.globo.com/google/amp/sp/santos-regiao/porto-mar/noticia/2022/10/24/maior-navio-porta-conteineres-em-comprimento-chega-no-porto-de-santos-e-altera-travessia-de-balsas.ghtml

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